Ana Patrícia e Duda conquistam o ouro do vôlei de praia nas Olimpíadas
Ana Patrícia e Duda trazem de volta ao Brasil o ouro no vôlei de praia feminino após 28 anos, vencendo as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na final dos Jogos Olímpicos de Paris
O Brasil voltou ao topo do vôlei de praia feminino após 28 anos com Ana Patrícia e Duda, que conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Elas venceram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, alegrando a torcida brasileira que lotou a icônica Arena Torre Eiffel, um dos cenários mais comentados desta edição da Olimpíada. A última vez que o Brasil venceu essa competição foi em Atlanta-1996, com Jaque e Sandra Pires, no ano de estreia da modalidade nos Jogos.
Há uma década, Ana Patrícia e Duda já haviam experimentado o topo do mundo olímpico juntas, nos Jogos Olímpicos da Juventude. Na época, Ana Patrícia estava na modalidade há apenas três meses, enquanto Duda, já considerada uma grande promessa, cresceu no meio do vôlei de praia.
No primeiro set, as brasileiras começaram desconcentradas e permitiram que as canadenses abrissem 5 a 0. Porém, Ana Patrícia liderou a reação, e a dupla conseguiu a virada, fechando a parcial em 26 a 24, apesar de perder dois set points.
Impulsionadas pela vitória no primeiro set, Ana Patrícia e Duda começaram o segundo set embaladas e pareciam prontas para garantir o título olímpico. No entanto, um apagão as levou a cometer vários erros, permitindo que as canadenses empatassem o jogo com um contundente 21 a 12.
Uma breve conversa no banco foi suficiente para realinhar a dupla brasileira. Focadas, elas aproveitaram as oportunidades, abriram vantagem e, apesar das provocações de Brandie, que chegou a encarar as brasileiras na rede, mantiveram a concentração. Ao som de "Imagine" dos Beatles, o Brasil confirmou o título olímpico ao fechar o tie-break em 15 a 10.