Poluição de rio Sena causa novo cancelamento em treino para maratona aquática
Condições do rio vem causando polêmica nas redes sociais, devido a sua poluição.
Na manhã desta terça-feira (06/08), um comunicado oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, anunciou o adiamento do treino para atletas que irão competir na maratona aquática.
A decisão por adiar veio devido às condições do rio Sena, que vem sofrendo com uma grande poluição. De acordo com a World Aquatics, os dados que foram recolhidos na análise laboratorial não cumprem os padrões aceitáveis para que humanos o utilizem.
Dessa forma, os atletas que irão competir na maratona aquática ainda não puderam realizar seu treino de familiarização. Na última semana, uma triatleta belga precisou ser internada após ser detectada com uma bactéria, adquirida após nadar no rio.
Essa não é a primeira vez que uma atividade olímpica é adiada no rio Sena, o triatlo também sofreu com cancelamentos em seus treinos e a prova masculina precisou ser adiada, ambas ocasionadas também pelo nível de poluição.
Apesar do novo cancelamento, a World Aquatics afirmou que a maratona segue marcada para os dias 8 e 9: “Com uma previsão meteorológica favorável e análises prospectivas, a World Aquatics e Paris 2024 continuam confiantes de que as competições de Maratona de Natação nos dias 8 e 9 de agosto ocorrerão conforme planejado”.
Com toda a polêmica envolvendo o rio Sena, levantou-se a hipótese das provas que seriam realizadas no local, serem movidas para o mesmo espaço onde estão sendo feitas as provas de canoagem.
Rio ganhou investimento pesado
Devido a má qualidade de sua água, a natação no rio Sena era proibida a mais de um século e suas águas receberam um tratamento especial para que estivessem aptas a serem utilizadas durante os jogos de 2024.
Foram investidos mais de 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares) e a ministra francesa do Esporte e a prefeita de Paris chegaram a nadar no local, como uma forma de comprovar suas condições de nado.