Luciano Hang é condenado à prisão pela Justiça do RS
Luciano Hang recebe sentença de reclusão e prestação de serviços à comunidade por ataques ao arquiteto Humberto Hickel, em decisão histórica do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
O famoso "véio da Havan", que frequentemente vence processos no Judiciário de Santa Catarina, sofreu outra derrota fora do seu estado, desta vez no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Luciano Hang foi condenado na área criminal por ataques ao arquiteto Humberto Hickel, de Canela.
Hickel disse, que ele vê essa decisão como uma vitória contra “as falsas liberdades de expressão” e acredita que outros alvos de perseguição pela extrema direita devem se inspirar e celebrar essa decisão judicial.
“Embora seja provável que Hang recorra a Brasília, a sentença em segunda instância é um passo significativo. Que ela seja mantida, para que a normalidade prevaleça”, disseram os advogados de Hickel.
Texto dos advogados de Hickel:
“O arquiteto Humberto Hickel, depois de quatro anos, teve restabelecida sua honra e seu sentimento de justiça, através da decisão colegiada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, que hoje enviou uma clara mensagem a toda a sociedade: ‘Não é possível que nós convivamos nesse ambiente de ódio e com o estímulo a esse tipo de discurso de ódio, que têm sido é cada vez mais frequentes’”.
Hang foi condenado a 1 ano e 4 meses de reclusão, além de 4 meses de detenção em regime aberto, e multas que totalizam aproximadamente 300 mil reais. No entanto, ele será beneficiado com a conversão da pena de prisão em prestação de serviços à comunidade, equivalente a 1 hora por dia de condenação, e o pagamento de 35 salários mínimos à vítima, Humberto Hickel.