Cor da urina está diretamente ligada ao nível de saúde do corpo; Entenda
Com variações diferentes, a cor da urina pode ser um alerta sobre o que está acontecendo com o corpo humano e merece atenção
Tudo que é consumido pelo corpo humano se torna em algo e, em alguns casos, expelidos de alguma forma. Esse é o caso da urina, que surge como uma forma de eliminação de substâncias desnecessárias e subprodutos do metabolismo.
Além disso, a urina também pode estar diretamente ligada a saúde do corpo, uma vez que sua coloração pode variar de pessoa para pessoa, indicando possíveis sinais que merecem atenção.
Por este motivo, é comum que consultas médicas sejam sempre acompanhadas de perguntas sobre a coloração do líquido e até mesmo que exames sejam realizados em laboratórios.
Vermelho
Em caso de urinas que aparentam a coloração vermelha, é preciso estar atento à causa, já que em grande parte pode significar sangramento de partes como rins, bexiga, próstata ou tubos que os conectam.
Neste caso, procurar um auxílio de imediato é o primeiro passo a ser tomado, já que os motivos podem variar desde as infecções do trato urinário até mesmo pedra nos rins e câncer.
Outro motivo pelo qual a urina pode apresentar coloração vermelha, é o consumo alto de beterraba. Neste caso, a pessoa deve se manter atenta caso continue a produzir xixi nessa cor, mesmo sem consumir a hortaliça.
Roxo
A urina na cor roxa é a mais rara dentre todas as suas variações e ocorre através da porfiria, uma família genética de condições e que terminam por afetar a pele e o sistema nervoso de um corpo.
Em outros casos, também é possível que a coloração fique roxa através de um fenômeno bacteriano, chamado de “síndrome do saco de urina roxa”, que ocorre devido a presença de bactérias em um paciente com cateter.
Laranja e amarelo
As cores laranja e amarela, são em maioria, as mais comuns e estão diretamente ligadas ao nível de hidratação que um corpo apresenta. Quanto mais escura, menos hidratada.
Quando é apresentado um caso de desidratação, a coloração amarela (considerada a normal), tende a ficar mais escura, quase chegando ao tom alaranjado. Isso pode ser revertido com o consumo de líquidos, como a água.
Já em casos de corpos hidratos, o comum é que a urina apresenta uma coloração puxada ao amarelo pálido, quase diluído. Outro ponto é que medicamentos como antibiótico rifampicina, também podem deixar o xixi em tons alaranjados.
Verde e azul
Cores extremamente raras, é comum que as pessoas se assustem ao se depararem com a urina nessa tonalidade, mas no geral, não existem muitos motivos para se preocupar. Em grande parte dos casos, isso ocorre devido a ingestão de alimentos e bebidas verdes ou azuis. Um bom exemplo são os aspargos.
Em outros casos, a coloração também pode ser afetada graças a micróbios, como a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que além de causar urina verde-azulada, também produz a sensação de queimação ou picada durante o xixi.
As informações foram retiradas de acordo com o artigo publicado pela BBC Brasil.