Ginasta romena recebe medalha após confusão em pódio de Paris
Ana Barbosu recebeu a medalha de bronze após Corte Arbitral do Esporte reconhecer sua vitória
Nesta sexta-feira (16/08), a atleta romena Ana Barbosu recebeu sua medalha de bronze, conquistada durante a final do solo em ginástica artística, durante as Olimpíadas de Paris, em 2024.
A briga da medalha se tornou polêmica, após a mesma ter sido conquistada por Jordan Chiles, dos Estados Unidos. Após o fim da competição, o Comitê Olímpico da Romena teria entrado com um pedido para que o pódio de terceiro lugar fosse reavaliado.
Originalmente, Jordan havia terminado a disputa em 5º lugar, entretanto, a equipe norte- americana entrou com um pedido para os jurados reavaliarem a nota da atleta. Sua nova pontuação a levou diretamente para o 3º lugar e retirou Ana do pódio.
A situação gerou revolta nos representantes romenos e a equipe que representa Ana acionou a Corte Arbitral do Esporte, afirmando que os EUA teriam pedido a reavaliação após o tempo permitido.
A CAE aceitou o pedido romeno e desconsiderou a nova nota de Chiles, devolvendo o bronze a Barbosu. Apesar do Comitê Olímpico dos Estados Unidos afirmar que recorreria da decisão, a medalha foi entregue a Ana.
A cerimônia de entrega ocorreu na Casa Olímpica, em Bucareste, capital da Romênia. Bastante emocionada, Ana agradeceu o apoio de sua população: “É um momento emocionante para mim. Obrigado a todos que adicionaram um pouco de bronze à medalha”.
A ginasta também falou sobre a decisão da corte: “A resolução desta situação foi possível graças à Federação e ao escritório de advocacia que não desistiram de nós, desportistas, e que lutaram por nós”.
Além de Ana, outros atletas romenos, como sua colega de equipe Sabrina Voinea, que terminou em 4º lugar na competição, ganharam um carro personalizado, seguro de vida e plano de saúde válido para os próximos quatro anos.