Rebeca Andrade revela salto inédito e que pode receber seu sobrenome em homenagem
Atleta preparou movimento para final de salto em Olimpíadas mas revelou não ter se sentido preparada
A maior medalhista brasileira, Rebeca Andrade, compartilhou um vídeo onde mostra um dos saltos inéditos que havia preparado para realizar durante as Olimpíadas de Paris de 2024.
O salto se chama Triplo Twist Yurchenko (TTY) e ainda não foi realizado em uma competição oficial. O vídeo com Rebeca realizando o salto foi publicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Inicialmente, Rebeca havia submetido o salto inédito para apresentar durante a competição em Paris, entretanto, a atleta descartou a possibilidade por ainda não se sentir segura o suficiente para isso.
O salto possui 6.0 pontos de dificuldade, chegando próximo ao Yurchenko Double Pike, mais conhecido como Biles II, realizado por Simone Biles e que conta com 6.4 pontos de dificuldade.
Para conseguir batizar o Triplo Twist Yurchenko com seu sobrenome, Rebeca precisa realizá-lo em alguma competição oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Em sua publicação, o COB teceu elogios a ginasta: “Um dia, quem sabe?! Valeu cada treino e dor no dedo. Obrigada por acreditar e encorajar Francisco Porath (técnico). Ela tava linda, né gente?”.
Ao final da prova de salto, nas Olimpíadas, a atleta chegou a falar sobre a tentativa: “Queria muito ter feito porque treinei bastante, mas ao mesmo tempo eu não estava 100% confiante como me sinto fazendo os outros”.
Em 2016, no Rio, a norte-coreana Hong Un-jong, campeã olímpica de Pequim 2008 tentou realizar o salto, contudo, não conseguiu realizar o movimento e, por este motivo, não foi homologado.