Quais são as marcas de smartphones mais furtadas e roubadas do Brasil?
Novos dados revelam qual o grupo de consumidores mais propenso a ser alvo desses crimes.
Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (18/07), revelou quais são os aparelhos mais roubados e furtados por criminosos no Brasil.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que, só em 2023, o Brasil registrou cerca de 937.294 ocorrências de roubo e furto de celulares, representando quase dois aparelhos sendo levados por minuto.
Em média, 2.567 smartphones são subtraídos diariamente e algumas marcas se destacam no momento de serem levadas, sendo mais visadas por criminosos, em parte por sua participação no comércio local.
Dentre os aparelhos listados, celulares da marca Samsung costumam ser os mais levados, representando 37,4% de roubos e furtos. Em comparativo, sua presença no mercado nacional é de 38%.
Em segundo lugar, estão os famosos iPhones, da Apple. Ao todo, celulares da marca representam 25%. Por outro lado, sua participação no mercado nacional bateu os 10%.
Aparelhos da Motorola também aparecem na lista divulgada, sendo 23,1% dos alvos de roubos e furtos no país. Sua participação no mercado não está muito distante, sendo de 29%.
Os smartphones da marca Xaomi aparecem logo em seguida e representam 10% dos roubos e furtos, sendo 15% de participação de mercado. Aparelhos de outras marcas são, ao todo, 4,5% de furtos e roubos, obtendo 8% de participação no mercado nacional.
Um dado interesse é que, apesar de não estar em primeiro lugar, os smartphones da Apple representam um a cada 4 aparelhos roubados ou furtados. Isso indica que consumidores da marca estão mais propensos a serem vítimas da criminalidade.