Duas luas e mais dias: curiosidades sobre Marte que o mundo ainda não sabia
Bastante popular entre os humanos, planeta guarda segredos até então desconhecidos
Chamado também de “Planeta Vermelho”, são inúmeras as histórias que transformam Marte, o quarto planeta do Sistema Solar, em um dos mais interessantes para o público e para a astronomia.
Seja pelos segredos que guarda em seu território ou pela presença marcante nos filmes de ficção científica, Marte se tornou um dos principais objetos de estudo da ciência. Em parte porque este planeta também pode significar o futuro da humanidade.
Podendo ser visto diretamente da Terra e sem a ajuda de telescópios, pesquisadores já chegaram a afirmar que o planeta pode ser o segundo mais habitável do Sistema Solar.
Isso não significa, entretanto, que ele esteja pronto para receber os terráqueos, uma vez que 96% de sua atmosfera é formada por dióxido de carbono e isso torna a presença humana em algo difícil de acontecer.
Contudo, são inúmeras as missões espaciais que, através de sondas, tentam descobrir rastros de seres vivos pelo local, além de avaliar todos os seus aspectos geológicos.
Por esse motivo, histórias culturais como possíveis marcianos e vida fora da Terra também ajudam a aumentar a popularidade do planeta, que possui curiosidades que vão desde seu nome de batismo até a quantidade de luas que possui.
Confira, a seguir, 5 curiosidades sobre Marte e que o mundo ainda não sabia.
1. Por que Marte possui esse nome?
Seu nome de batismo foi dado em homenagem ao deus romano da guerra Marte (ou Ares, na mitologia grega). Na história, Marte é dado como um ser determinado, visto como deus do impulso e responsável por tomar decisões rápidas.
2. Possui o maior vulcão do Sistema Solar
Na Terra, é comum que a população se surpreenda ao descobrir o tamanho do Monte Everest, considerado o maior do mundo com seus 8.848 metros acima do nível do mar. Em Marte, o Monte Olimpo apresenta quase três vezes mais de altura.
Conhecido também como Olympus Mons, o vulcão possui altura de cerca de 25 quilômetros e 624 de diâmetro, e por esse motivo, ele é considerado o maior de todo o Sistema Solar.
3. Já foi visto como símbolo de azar
Durante muitos anos, ainda nas antigas civilizações, o planeta foi visto como um forte símbolo de azar. Isso porque, toda vez em que era avistado no céu, a população acreditava ser um sinal de que haveria grandes guerras na Terra.
4. Possui duas luas
Além de sua cor avermelhada, Marte também é conhecido por uma característica bastante especial. Enquanto muitos discutem se a Lua da Terra tem dono, Marte possui duas luas. Também batizadas com nome referentes a mitologia, Fobos é a maior delas e seu nome representa o deus do medo, o mesmo que originou a palavra “fobia”.
Já a menor foi batizada como Deimos, na mitologia ele representa a personificação do pânico e do terror. Este era considerado um dos deuses mais sádicos e temidos de toda a história.
5. Como é a passagem do tempo em Marte?
A passagem de um dia em Marte não possui grandes diferenças da Terra. No “Planeta Vermelho”, um dia tem a duração de exatas 23 horas e 39 minutos. Entretanto, o local leva mais tempo para completar sua volta em torno do sol e, por isso, um ano em Marte representa 687 dias.