Guia: como se preparar para realizar uma viagem sozinho sem preocupações
De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo, cada vez mais pessoas aderem a “viagem solo”.
Realizar uma viagem é sempre uma experiência única, ainda mais quando feita em companhia de pessoas que podem dividir e compartilhar cada momento daquela trajetória. Entretanto, para muitos, o ato de conhecer um pouco mais do mundo sozinho, também não é uma má ideia.
Quando se viaja sozinho, além da oportunidade de conhecer um novo lugar, também surge a chance de conhecer um pouco mais de si mesmo e aproveitar da própria companhia nesta jornada.
É por isso que cada vez mais turistas vêm aderindo a essa nova modalidade. De acordo com dados revelados pela Global Travel Insight, da Visa e divulgados pelo Ministério do Turismo, é esperado que esse estilo de viagem aumente em 35% até o final de 2030.
A pesquisa, que foi publicada em 2024, revela ainda que a expectativa é de que 580 milhões de pessoas no mundo passem a realizar passeios desse tipo. A flexibilidade na rotina, estilo de vida e busca por aventura estão entre os principais fatores.
Com este público aumentando, é comum que surjam dúvidas quanto ao processo de preparação e alguns pontos não podem ser esquecidos. Confira, a seguir, algumas dicas para quem deseja começar a viajar sozinho.
Destino
Conhecer o local onde passará os próximos dias é um ponto importante para quem está sozinho, principalmente em viagens internacionais. Saber os locais que deseja visitar, a distância entre aeroporto, hotel e pontos turísticos ajudam a manter uma organização para a rotina.
Entender também quais locais são seguros para ir sozinho pode ajudar a evitar possíveis dores de cabeça. Além disso, a pesquisa também pode indicar locais ideais para quem deseja formar amigos.
Hospedagem
A escolha do local onde o viajante ficará hospedado também faz diferença, isso porque existem diferentes tipos de hotéis e pousadas espalhados pelo mundo. Enquanto algumas facilitam o processo de conhecer novas pessoas, outras prezam pela individualidade.
Outro ponto é optar por acomodações com boa localização, facilitando a locomoção na cidade escolhida, tanto para questões como transporte, quanto para alimentação e lazer.
Roteiro
Ao viajar sozinho, uma das principais vantagens é a flexibilidade de realizar o que deseja, sem precisar com que outra parte concorde. Ainda assim, ter um roteiro em mãos pode ajudar em alguns momentos.
Uma lista básica com os pontos turísticos de interesse pode ajudar na organização da viagem, para que assim o turista não esqueça de nenhum lugar específico.
Dinheiro
Quando se está viajando sozinho, é importante estar preparado para os mais diversos imprevistos, ainda mais porque, muitas vezes, o viajante talvez não tenha mais ninguém para o ajudar nesta situação.
Por isso, levar uma quantia de dinheiro a mais do que a necessária pode garantir que problemas maiores ocorram. Além disso, gastos extras também podem ocorrer e é importante estar preparado.
Solidão
Ainda que a viagem seja feita com o intuito de conhecer novas pessoas, até o turista mais comunicativo pode se sentir sozinho em alguns momentos. Nessas horas, é importante saber lidar com isso.
Tirar proveito desses momentos para fazer alguma atividade sozinho ou conhecer um pouco mais de si mesmo tornarão a experiência ainda mais enriquecedora e pessoalmente evolutiva.
Documentos
Viajando sozinho, estar em posse de documentos de identificação é algo que não pode ficar de fora. Isso porque em caso de acidente ou qualquer outro problema, o turista pode ser identificado.
Junto a isso, manter familiares ou amigos informados sobre o bem-estar também ajuda a manter uma viagem tranquila e segura para todos.