Brasil adia exigência de visto para cidadãos da Austrália, Canadá e EUA
Em documento assinado pelo presidente, exigência de documento foi adiada para o ano de 2025.
Nesta última terça-feira (09) um decreto assinado pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, prorrogou a isenção de visto para cidadãos que vivem nos Estados Unidos, Austrália e Canadá.
A nova data foi adiada para 2025 e foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Antes do adiamento, turistas dos países citados necessitariam do visto a partir da próxima quinta-feira (10/04).
Esta é a terceira vez em que a data é prorrogada. Vale lembrar que, assim como nos Estados Unidos, a Austrália e o Canadá também exigem que brasileiros tenham visto para acessar seu território.
A decisão em cobrar o documento dos países em questão teria sido tomada, principalmente, pela falta de reciprocidade dos países. O setor de Turismo, por outro lado, demonstrou não concordar com a ideia.
Para representantes da área, a decisão de cobrar visto de determinados países poderia ocasionar uma diminuição no número de visitantes no Brasil. Dados da ONU Turismo revelaram que, apenas em 2023, turistas deixaram cerca de R$ 34,5 bilhões no país.
Durante o primeiro decreto, o visto exigido para estadunidenses, canadenses e australianos deveria ter entrado em vigor no dia 1º de outubro de 2023. Contudo, após problemas no atendimento, a data precisou ser prorrogada.
O novo dia limite ficou marcado para 10 de janeiro, e em sequência para 10 de abril deste ano. A decisão também contava com o Japão na lista, entretanto, o país foi retirado após derrubar a exigência de visto para brasileiros.