Trilhas e passeios: As melhores cachoeiras do Brasil e que o público deve conhecer
Em 2021, quedas d'água de todo o país receberam mais de 16 milhões de visitantes em seus parques naturais.
Para quem busca um momento de sossego e de reconexão consigo mesmo, tomar um banho na queda d’água é sempre uma escolha bastante agradável. Essas quedas também são conhecidas como cachoeiras e são um grande fenômeno em todo o Brasil.
Por isso, o número de turistas e viajantes que se aventuram em busca da cachoeira perfeita cresce cada dia mais e esses espaços se tornam cada vez mais populares. Seja para uma aventura em amigos ou família, conhecer uma cachoeira é sinônimo de renovar as energias.
Outro diferencial é a possibilidade de encontrar quedas de tipos diferentes. Para o público que prefere um desafio, existem trilhas e locais que exigem um pouco mais para serem acessados, por outro lado, quem deseja apenas tomar um banho leve também possui rotas mais indicadas.
Espalhadas por todo o Brasil, é difícil enumerar a quantidade exatas de cachoeiras que existem no país, contudo, a Cataratas do Iguaçu se destaca como a mais famosa. Após entender um pouco mais sobre Foz do Iguaçu e o que é preciso para conhecer suas belezas, separamos uma lista com as 10 melhores e que merecem a atenção do público.
Cachoeira de Santa Bárbara
Já citada anteriormente, a Cachoeira de Santa Bárbara é a mais famosa do Brasil e está localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A Chapada, inclusive, é uma cidade conhecida por suas quedas d’águas, bastante visitada por turistas.
Com águas em tons que misturam azul e verde, o espaço se destaca justamente por sua beleza e a possibilidade de relaxar sem maiores preocupações.
Cachoeira da Fumaça
A Cachoeira da Fumaça é uma ótima opção para quem gosta de aventuras. Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, a queda oferece duas trilhas para chegar até si.
Na primeira, o público poderá a acessar pelo poço, em um trajeto mais trabalhoso e difícil, exigindo um pouco mais de preparo. Já a segunda trilha dá acesso ao topo da cachoeira, e costuma ser mais tranquila para quem não está acostumado.
Cachoeira do Buracão
Também localizada em Diamantina, a Cachoeira do Buracão é perfeita para quem gosta de verdadeiros desafios. O principal motivo vem pelo acesso à queda d’água, que só pode ser realizado através da natação.
Nela, os turistas devem nadar em um cânion estreito e, somente ao final, poderão contemplar o Buracão, escondido entre uma enorme parede de pedras. Além disso, a cachoeira também realiza uma trilha que possibilita sua vista por cima.
Cachoeira do Tabuleiro
Uma das mais belas do país, a Cachoeira do Tabuleiro também é considerada uma das maiores de Minas Gerais. Ela está localizada no Distrito de Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro e possui quase 280 metros de altura.
Ela também é indicada ao público amante de trilhas, já que conta com diversos acessos, desde os mais difíceis até os que podem ser feitos por toda a família.
Catarata dos Couros
A Catarata dos Couros pode ser encontrada na Chapada dos Veadeiros e é uma opção que vem ganhando cada vez mais reconhecimento entre os amantes de cachoeiras.
Por conta disso, ela é uma ótima escolha para quem procura um lugar mais reservado e longe de toda a movimentação trazida pelos espaços mais famosos. Outro ponto é que durante sua tranquila trilha, existem muitas quedas d’águas que podem ser aproveitadas.
Salto do Itiquira
Outra opção bastante famosa, o Salto do Itiquira oferece conforto e tranquilidade desde o momento de seu acesso. Para encontrar a cachoeira, o público deve andar cerca de 15 minutos em uma estrada asfaltada.
Isso faz com o que o espaço, que pode ser encontrado em Formosa, no Goiás, receba inúmeros visitantes durante feriados e férias.
Cachoeira Santo Isidro
Perfeita para um dia de banho relaxante, a piscina natural da Cachoeira Santo Isidro é uma ótima saída para quem procura relaxar, sem tantas aventuras. Ela está localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Para facilitar seu acesso, o público também pode procurar hospedagens na cidade de São José do Barreiro e curtir um pouco da cultura local.
Rei do Prata
Uma cachoeira simples, mas que encanta por sua beleza. O Rei do Prata também é encontrado na Chapada dos Veadeiros e tem como principal característica sua água verde e clara.
Durante o trajeto até lá, os turistas conseguirão aproveitar de outras quedas d’água disponíveis no caminho como a Pratinha e a Urubu. Juntas, elas formam o Complexo de Cachoeiras do Prata.
Cachoeira da Velha
O Jalapão, por si só, já é uma cidade que merece ser visitada por turistas. Entretanto, a experiência fica ainda melhor quando o público também conhece a Cachoeira da Velha.
No estado de Tocantins, ela é considerada a maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão. A aventura fica ainda mais emocionante durante os passeios de rafting, em corredeiras de nível três e quatro.
Salto Corumbá
Confirmando o estado de Goiás como o paraíso das cachoeiras, Salto Corumbá também é um destino que não pode ficar de fora. Sua trilha é de nível fácil e permite que todas as idades a atravesse sem grandes dificuldades.
No município de Corumbá, o público também pode conhecer um pouco mais da cultura local e aproveitar de seus restaurantes, campings, pousadas e parques.