Neuralink faz 2º implante cerebral em humano, diz Elon Musk
Neuralink realiza segundo implante cerebral em humano com sucesso; Elon Musk destaca avanços na tecnologia e potencial para controlar dispositivos com o pensamento
Fundada por Elon Musk, a Neuralink concluiu com sucesso a cirurgia para o segundo implante de chip cerebral em um paciente humano. Embora o histórico do paciente ainda não tenha sido divulgado, o procedimento está funcionando bem e cerca de 400 eletrodos do implante estão ativos.
Musk revelou o avanço durante o Lex Fridman Podcast, destacando que o novo paciente, que também possui uma lesão na medula espinhal, tem mostrado resultados promissores. "Parece que a cirurgia foi extremamente bem-sucedida", afirmou Musk, ressaltando a grande quantidade de sinais cerebrais e a eficácia dos eletrodos.
Este segundo implante faz parte do estudo clínico PRIME, que testa a eficácia e segurança da tecnologia desenvolvida pela Neuralink. A meta é permitir que pacientes com mobilidade reduzida controlem dispositivos como um cursor de mouse apenas com o pensamento. Musk mencionou planos para aumentar o número de eletrodos e melhorar o processamento dos sinais cerebrais conforme os testes avançam.
O primeiro implante, anunciado em janeiro, envolveu um paciente chamado Noland, que, após um acidente, ficou tetraplégico. Com o chip, ele conseguiu recuperar parte da autonomia, como usar o computador e jogar videogames com o pensamento. Apesar de problemas iniciais com a retração dos fios dos eletrodos, ajustes na tecnologia melhoraram o desempenho.
Ainda não há informações sobre possíveis problemas com o novo implante ou se o paciente enfrentou dificuldades semelhantes às do primeiro.