Ferramentas de segurança no WhatsApp criam mais dificuldade para a aplicação de golpes
Muitos golpes vêm sendo aplicados por meio do WhatsApp, mas é possível aumentar a segurança de forma expressiva
Nos últimos anos, relatos de golpes aplicados por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens vêm sendo feitos constantemente. O WhatsApp é uma das ferramentas mais usadas no Brasil e há uma forma de se proteger através do uso do aplicativo.
Golpistas usam diferentes tipos de práticas para tentar aplicar fraudes no aplicativo e convencer usuários a realizar compras em sites falsos ou enviarem um Pix para um suposto amigo, entre outros meios de golpes que envolvem dinheiro.
Também já foram feitos vários relatos sobre clonagem de contato no WhatsApp, fazendo com que a própria vítima fique sem acesso à conta no aplicativo de mensagem, enquanto o golpista interage com os amigos do verdadeiro dono do perfil.
Entre os recursos de segurança disponibilizados pelo WhatsApp, estão algumas práticas que oferecem mais segurança para o usuário, como a autenticação em duas etapas, que é uma ferramenta que permite que o usuário crie uma senha de seis dígitos que será solicitada todas as vezes em que ele registrar o número do telefone.
Outra opção de segurança também é ocultar a foto de perfil para as pessoas que não têm o número do contato salvo. Também é possível trancar ou bloquear conversas, clicando no perfil do contato suspeito e ativando essas opções.
Uma ferramenta que é bem útil e que muitos usuários não conhecem é o bloqueio por impressão digital, que permite desbloquear o WhatsApp apenas após o sensor do celular ler a impressão digital, dificultando que golpistas tenham acesso à conta. Para ativar, o usuário precisa ir nas configurações do aplicativo e tocar na área de Privacidade e depois procurar pela opção Bloqueio por impressão digital.