Gil do Vigor se irrita com derrota de Vini JR. na Bola de Ouro: “Maiores injustiças"
O ex-BBB opinou sobre a decisão e pediu que os brasileiros apoiem mais seus conterrâneos
Nesta segunda-feira (28), aconteceu a cerimônia da Bola de Ouro de 2024, e uma categoria em especial chamou a atenção dos brasileiros: a de Melhor Jogador do Mundo. O vencedor nessa categoria foi o volante Rodri, do Manchester City. O problema é que a vitória causou polêmica, pois muitos acreditavam que o brasileiro Vini JR. merecia ter alcançado esse feito.
Famosos e anônimos usaram as redes sociais para prestar apoio ao craque e demonstrar total indignação com o resultado, que colocou Vini em segundo lugar. Um dos artistas que reagiram à premiação foi Gil do Vigor, que gravou um vídeo nesta terça-feira (29).
“Uma das maiores injustiças é o Vini JR. não ganhar a Bola de Ouro este ano, e a gente sabe disso. Mas isso escancara para todos nós brasileiros que, para um brasileiro conseguir destaque mundial, ele tem que ser no mínimo 10 vezes melhor do que qualquer outro”, observou ele, indignado.
O ex-BBB continuou: “Isso é um fato, é uma verdade. É por isso que nós brasileiros precisamos parar de ficar só reverenciando quem é de fora e valorizar mais os nossos, porque, no final das contas, é nós por nós mesmos. Somos brasileiros e precisamos valorizar isso!”, afirmou ele.
Nem Vinicius Júnior, nem outro jogador ou membro da comissão técnica do Real Madrid, time do atleta brasileiro, compareceu ao Théâtre du Châtelet, local da cerimônia, como forma de protesto à premiação, já que a vitória contestada por muitos de Rodri já havia sido informada ao time.
Critérios da Bola de Ouro
O que intriga muitas pessoas são os critérios de votação utilizados na Bola de Ouro, cerimônia de grande importância no mundo do futebol. A votação, tanto para definir o Melhor Jogador da Temporada quanto a Melhor Jogadora, ocorre por meio de um júri formado por jornalistas especializados dos 100 países que ocupam as primeiras posições no ranking da FIFA.
Os jornalistas recebem a lista com 30 nomes de atletas previamente definidos por membros da redação do "L'Équipe" e embaixadores da UEFA: Luís Figo no troféu masculino e Nadine Kessler no feminino. Cada jurado seleciona 10 jogadores e avalia o desempenho na temporada usando pontuações. O atleta que conquista a maior pontuação é o vencedor da Bola de Ouro. Os critérios de desempate são: "Desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante"; "Desempenhos e conquistas da equipe"; e "Classe e jogo limpo".