Sete produções infantis que mostram que aprender pode ser divertido
Misturando humor e conhecimento, produções brasileiras chegaram a ser premiadas em eventos internacionais
Quando se está na fase de crescimento, entre a infância e a adolescência, é comum se deparar com jovens que possuem pouco interesse em estudar. O motivo é quase sempre o mesmo: boa parte desse grupo acredita que esse ato seja chato e não veem como um momento de diversão.
Métodos mais tradicionais tendem a afastar os mais jovens do interesse em buscar por mais conhecimento. Entretanto, quando alinhado aos materiais corretos, estudar pode ser sim, um momento divertido.
É por isso que surgem, cada vez mais, produções dedicadas ao público infanto-juvenil. Plataformas de streaming como a Netflix, por exemplo, contam com uma aba dedicada inteiramente a este grupo, além de possuir longas que também são indicados a essa faixa estária.
Essa tendência vem crescendo cada vez mais, principalmente com o advento da internet e os famosos canais de YouTube, que contam histórias ao lado de personagens marcantes.
Além de trazerem uma linguagem menos coloquial, essas mesmas produções também levam informações de maneira lúdica e natural, transmitindo mensagens que, de fato, chegam a esse público.
Seja na literatura, na música ou em produções audiovisuais, a arte também é uma forma de conhecimento e pode gerar uma nova perspectiva para aqueles que veem a educação como um castigo.
Entre as inúmeras produções disponíveis pela internet, algumas se destacam a mais, sejam por sua linguagem, suas mensagem ou até mesmo suas histórias. Confira, a seguir, uma lista com as melhores séries infantis e educativas.
1. Anne with an E
Dedica, principalmente, ao público pré-adolescente, a produção de “Anne with an E” aborda temas importantes como bullying, diferenças sociais e respeito ao próximo. Tudo isso atrelado a complicada fase de se estar entrando na adolescência.
Além de citar esses assuntos de maneira educativa e positiva, o seriado também é uma ótima forma de introduzir este público à leitura, uma vez que é baseado nas obras de Lucy Maud Montgomery.
2. Guardiões da Floresta
Em “Guardiões da Floresta”, os irmãos Kodi, Summer e Eddy guardam um segredo: eles são os guardiões da floresta e, por isso, se dedicam a proteger o parque onde vivem. A animação aponta temas como preservação, cuidado com o meio ambiente e representatividade.
Uma curiosidade é que, na trama, os três irmãos são nativos americanos, ou indígenas americanos. Com isso, a produção também gera pautas sobre a importância deste povo e como sua história deve se manter preservada.
3. O Mundo de Beakman
Considerada uma das atrações infantis mais clássicas e importantes da TV, o programa “O Mundo de Beakman” é uma das maneiras mais divertidas de introduzir a ciência ao público mais novo. A série traz como protagonista o cientista Beakman, e seu companheiro, o rato Lester.
A cada episódio Beakman e seus amigos se aventuram ao realizar novos experimentos científicos, misturando informação e humor. Apesar do programa já ter sido finalizado, seus episódios continuam disponíveis online e se mantêm atuais.
4. Merlí
Diretamente da Espanha, o seriado “Merlí” também é indicado ao público pré-adolescente. Na história, é mostrada a história de um professor de filosofia que, por acaso, também dá aulas para seu filho.
A cada episódio, o público é apresentado a um pensador diferente e sua ideologia é inserida dentro do contexto vivido por algum dos personagens. Desta forma, é mostrado como a filosofia está inserida no dia a dia dos seres humanos e como esta matéria é tão importante para a vida.
5. Elena de Avalor
Considerada a primeira princesa latina da Disney, a série de animação “Elena de Avalor” é uma produção importante para as garotas mais jovens, que estão começando a encontrar seu lugar no mundo.
Na trama, a princesa resolve, por contra própria, salvar seu povo após caírem nas garras de uma feiticeira cruel. Agora, Elena terá de comandar o reino e mostrar seu valor, junto a seus amigos.
6. Beat Bugs
A produção de “Beat Bugs” traz um formato diferente de transmitir conhecimento: através da música. A atração mistura música, criatividade e ensinamentos sobre a vida de maneira descontraída e leve.
Além de ser uma ótima opção de introduzir a arte na vida dos mais novos, “Beat Bugs” também pode ser aproveitada pelos pais, uma vez que é possível ouvir as marcantes canções do grupo Beatles durante os episódios.
7. Quintal TV
Produção brasileira, a atração “Quintal TV” traz temas atuais ao público mais jovem, como o combate às fake news. Além disso, pautas como boa alimentação, religião, sustentabilidade e mundo digital também são apresentadas no programa.
Em 2023, o seriado chegou a ser indicado ao Emmy International Awards, considerado o “Oscar da Televisão”, na categoria “Programa Infantil”, ao lado de grandes nomes internacionais.