Cachorros que convivem com outros cães podem viver mais, aponta pesquisa
Não é só a conviencia com os cães que fazem com que os amios de quatro patas vivam mais, o estudo taambeém detalho
Alguns seres vivos apresentam dificuldades para viverem sozinhos, como é o caso dos humanos que precisam ter relações comunicativas com outras pessoas para que possam ter mais tranquilidade e facilidade nas atividades do dia a dia. Essa interação pode acontecer de forma social, econômica e de outros vários modelos. No entanto, não são os únicos indivíduos que precisam ter relações desse tipo.
Uma pesquisa feita pelo Dog Aging Project, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apontou que cachorros que convivem com outros animais da espécie, podem ter uma vida com mais saúde e até mesmo aumentar a chance de ter uma vida mais duradoura.
No entanto, a relação entre os cães não é de ajuda e sim de amizade. A pesquisa, que analisou o comportamento de mais de 21 mil animais de companhia, apontou que os animais que tinham companhia e oportunidades de interação social, apresentaram melhores resultados de saúde.
Interação entre cães
O estudo identificou que a interação entre os cachorros pode ser uma forma de suporte social. Essa questão se mostrou cinco vezes mais forte do que fatores financeiros envolvendo os tutores e o estilo de vida dado para o cachorro. O estudo também mostra que fatores como adversidade financeira e doméstica resultaram na pior saúde e menor mobilidade física entre os animais avaliados na pesquisa. Cães criados em casas de baixa renda ou com maior rotatividade residencial, apresentaram resultados melhores.
influência da idade do tutor na vida do cão
O levantamento mostrou ainda que a idade do dono também demonstrou fazer diferença na saúde do cão, sendo que animais mais jovens com donos mais velhos sendo mais ativos, ajudam a proporcionar uma vida mais saudável.
Estilo de vida
A pesquisa também mostrou que outros fatores podem influenciar diretamente no comportamento dos cães, como o estilo de vida dos mesmos, incluindo a exposição ao estresse e a outros problemas que possam envolver os tutores ou os próprios animais.
A socialização com outros pets pode ser benéfica para animais que possuem uma vida boa e estável, assim como também apresenta utilidades para os que precisam de mais atenção e autoestima para serem mais felizes no dia a dia.