Mulher é infectada com bactéria “comedora de carne” após passeio em jardim
Condição pode levar a morte em poucos dias, caso não seja tratada rapidamente
Em Chesterfield, na Inglaterra, uma mulher foi surpreendida após contrair uma bactéria conhecida por ser “comedora de carne”. A situação ocorreu após a mesma realizar um passeio no jardim de sua própria casa.
Louise Fawcett, de 58 anos, revelou que andava pelo local quando machucou seu tornozelo ao por algumas pontas de telhas que estavam no jardim. De início, ao sentir sua perna inchada, a britânica acreditou se tratar apenas de uma ferida comum.
Entretanto, a situação se tornou preocupante após Louise acordar, no dia seguinte, suando frio e com fortes dores. Temendo um problema maior, a mesma resolveu ir até o médico, em busca de uma avaliação: “Recebi antibióticos, porém, naquela noite comecei a me sentir muito pior”, relatou a um jornal local.
Mesmo com os remédios, a situação não pareceu ser contornada, se tornando crítica dias depois, quando notou que o estado da ferida estava pior: “Na manhã seguinte eu tinha o que parecia ser uma marca de nascença de vinho do Porto (cores roxas muito fortes) no meu tornozelo”.
Com isso, Louise foi levada por seu marido até o Chesterfield Royal Hospital, principal hospital da cidade, onde a mulher começou a passar mal ainda na sala de espera. A inglesa precisou ser atendida por uma das enfermeiras, Charlotte, que notou logo de cara que havia algo errado.
Avaliando o caso, Charlotte suspeitou se tratar de uma bactéria chamada de “fasciíte necrosante”, potencialmente fatal: “Ela disse que percebeu em poucos minutos que eu parecia mal, que eu estava piorando, mas estava sendo muito descritivo sobre como me sentia, o que a ajudou a fazer o diagnóstico”, relata Louise.
Ainda no atendimento, a equipe médica notou que a fasciíte já havia saído do tornozelo e agora chegava ao joelho da vítima. A paciente precisou ficar internada por 3 dias na UTI e se submeter a inúmeras cirurgias, tendo apenas 20% de chance de sobreviver.
A infecção bacteriana foi tão grande, que Louise precisou realizar uma cirurgia plástica no local, após ter o tornozelo profundamente penetrado: “Eles tiveram que fazer um enxerto de pele da minha coxa até o pé”. Atualmente, a britânica já está em casa, mas segue de repouso e precisa da ajuda de muletas para andar.
O que é a fasciíte necrosante?
De acordo com a “Revista Médica de Minas Gerais (RMMG)”, a fasciíte é definida como uma bactéria “comedora de carne” e que causa uma “necrose extensa e rapidamente progressiva”. Entre seus sintomas, estão o inchaço na área afetada, febre, bolhas de erupção na pele e presença de pus.
Em casos mais sério, a bactéria pode causar a queda da pressão arterial, choque séptico devido às toxinas emitidas, inconsciência do corpo à medida que o mesmo perde suas forças contra a infecção.