WhatsApp exigirá senha para que estranhos possam enviar mensagens pela primeira vez, revela site
Novidade traz camada adicional de segurança e privacidade para novos contatos no mensageiro.
O WhatsApp está desenvolvendo uma nova medida de segurança que inclui a implementação de uma senha numérica para impedir que desconhecidos enviem mensagens utilizando os aguardados nomes de usuário. A atualização foi descoberta na versão Beta 2.24.18.2 do aplicativo para Android, conforme revelado pelo site WABetaInfo na terça-feira (20).
O recurso ainda não está disponível para o público geral, mas funciona como um complemento ao futuro recurso de nomes de usuário, que visa proporcionar uma alternativa ao número de telefone, oferecendo mais privacidade ao iniciar conversas.
Capturas de tela divulgadas pelo portal mostram o processo de criação de um nome de usuário, que começa com uma “@”, semelhante ao que acontece no Instagram e no X (anteriormente conhecido como Twitter). Após a escolha do nome, o aplicativo permite a configuração de um código numérico de seis dígitos.
Essa senha é opcional e pode ser configurada como uma credencial pública. O PIN deve ser compartilhado junto com o nome de usuário para que pessoas com quem você ainda não interagiu possam enviar mensagens para o seu celular.
“Pessoas com quem você não interagiu vão precisar digitar o PIN antes de entrar em contato com o seu nome de usuário pela primeira vez”, explica a descrição da nova funcionalidade.
Além do PIN, o WhatsApp também vai permitir que os usuários escolham o método de identificação padrão ao iniciar novas conversas individuais: o número de telefone ou o nome de usuário. Isso oferece uma camada extra de privacidade, permitindo ocultar o número de telefone em situações como interações com empresas, participação em grupos com desconhecidos e muito mais.
Apesar da prévia, esses recursos ainda não estão disponíveis nas versões Beta ou estável do WhatsApp. A expectativa é que a Meta comece a liberar as novidades gradualmente nos próximos meses.