Instagram: 5 maneiras de manter a privacidade e segurança no aplicativo
Manter privacidade em rede social pode evitar possíveis golpes e usuários indesejados
Com o avanço tecnológico e das redes sociais, é comum que cada vez mais as pessoas usem de suas plataformas para se exporem, seja profissionalmente ou apenas em seu dia a dia.
Compartilhar stories revelando o que está fazendo, vídeos com as famosas “dancinhas” e até mesmo detalhes de sua vida pessoal se tornaram ações comuns entre os usuários das redes, sendo o Instagram uma das principais plataformas.
Entretanto, apesar de este ser o novo “normal”, ainda há quem prefira optar por manter sua privacidade, mesmo estando presente nestes aplicativos. Felizmente, algumas ferramentas podem ajudar quem está em busca de manter uma vida mais “secreta”.
Muito além de uma vida mais “anônima”, esses métodos também ajudam a garantir uma segurança a mais na internet, uma vez que a grande exposição pode permitir um acesso maior de dados de usuários por empresas e até mesmo por golpistas.
Confira, a seguir, 5 formas de manter uma vida mais “secreta” nas redes sociais:
1. Marcação de fotos
Ao sair ao lado de amigos, é normal que depois do evento sejam publicadas fotos do momento ou que ocorra até mesmo publicações com memórias antigas. Apesar de grande parte serem imagens inocentes, algumas podem causar desconforto em usuários, ao serem marcados.
Para garantir uma maior privacidade, uma boa dica é alternar a ferramenta para que o dono do perfil possa aprovar marcações com o seu username em qualquer foto. Para isso, basta acessar a página de “Configurações”, buscar por “Fotos com você” e definir para “Adicionar manualmente”.
2. Utilizar do Modo Avião
Este é um truque conhecido por poucos, mas um dos principais na hora de se manter “anônimo” no Instagram. Ao utilizar o aplicativo no “modo avião”, é possível até mesmo acompanhar alguns stories, sem revelar sua visualização.
Para isso, basta ativar o Modo Avião no celular e, em seguida, visualizar o story desejado. Isso ocorre pois, uma vez com a internet desligada, não é possível que o aplicativo acesse suas atividades.
3. Apagar o histórico
Para aumentar a privacidade da sua conta e manter o aplicativo mais organizado, limpar o histórico de buscas é uma boa opção. Para fazer isso, vá até o ícone de lupa no canto inferior da tela e toque nele.
Na próxima tela, clique no campo de pesquisa e selecione “Limpar tudo” para excluir todo o histórico, ou toque no “x” ao lado de cada resultado para apagá-los individualmente.
4. Desativar atividades
Essa função impede que outros usuários saibam quando uma conta está online ou a última vez que esteve ativa na rede social, evitando assim mensagens indesejadas na DM.
Para desativar a função, abra o aplicativo e vá até o seu perfil. Em seguida, acesse o menu “Configurações e privacidade” e clique em “Mensagens, respostas e story”. Por fim, desative a opção “Mostrar status de atividade” deslizando o ícone azul para desligá-lo.
5. Manter a conta privada
Tornar sua conta do Instagram privada é uma estratégia eficaz para evitar ser notado. Ao ativar essa função, todo novo seguidor precisa ser aprovado pelo dono do perfil, oferecendo maior controle sobre quem pode visualizar suas informações.
Para ativar a privacidade no Instagram, abra o aplicativo e acesse seu perfil. Em seguida, vá ao menu "Configurações e privacidade", deslize a tela até encontrar "Privacidade da conta", ali encontre "Conta privada" e ative.