Exército Brasileiro se prepara para inaugurar unidade inovadora com tecnologia de ponta
As forças militares terão o apoio de vários equipamentos que irão aumentar expressivamente a estrutura disponível nos dias de hoje
O Exército Brasileiro está prestes a ficar ainda melhor equipado, com reforços de alta tecnologia que chegarão no dia 16 de dezembro, com a inauguração da 1ª Companhia Anticarro Mecanizada (1ª CIA AC MEC). Inicialmente, a unidade terá dois pelotões equipados com os avançados mísseis israelenses Spike LR2 e terá cerca de 150 militares.
Segundo o Exército, o novo míssil, que pesa 13 quilos e pode ser disparado tanto do solo quanto de veículos blindados, como os Guaicurus, têm funcionalidades avançadas, incluindo modos de disparo com controle manual, automatizado ou com ajustes em voo.
Além disso, o LR2 tem um alcance de 5,5 km e câmeras diurna e termal, o que permitirá que os militares realizem operações em qualquer condição de visibilidade. A nova Companhia será em Barueri, na Grande São Paulo.
Vale ressaltar que a nova companhia será a primeira no Brasil com essa tecnologia inovadora, que permitirá principalmente que os militares estejam aptos para lidar com qualquer tipo de ação em situações inesperadas.
A 1ª CIA AC MEC trará grandes recursos para que o Exército Brasileiro esteja mais estruturado, permitindo que a força terrestre se adapte a diferentes tipos de desafios e consiga atender bem as demandas relacionadas à segurança.
Dados do Ministério de Defesa apontam que o Brasil tem cerca de 222 mil militares atuando em todo o território nacional para o Exército, o que faz com que o poder de combate por terra do país seja o 10º maior do mundo.
É importante destacar também que as unidades do Exército Brasileiro são formadas por três a cinco subunidades e são designadas de acordo com diferentes tipos de atuação como as armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, entre outros.