Instagram cria modo “adolescente” e impõe restrições em contas
Novas medidas visam aumentar a segurança e o controle parental para usuários menores de 16 anos.
A Meta anunciou nesta terça-feira, 17, que vai implementar uma série de restrições nas contas do Instagram para usuários menores de 16 anos. Os perfis serão privados por padrão, terão configurações limitadas para troca de mensagens e permitirão mais controles parentais, como limites de horário para uso da plataforma.
Os recursos da chamada “Conta Adolescente” começarão a ser aplicados no Brasil em janeiro do próximo ano. Nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, as mudanças serão implementadas nos próximos 60 dias e, na União Europeia, até o final de 2024.
Em um comunicado global, a empresa afirmou que adotará medidas para evitar que adolescentes mintam sobre suas idades ao criarem contas. Um sistema também identificará prontamente os perfis de menores de 16 anos, ativando automaticamente as restrições nas contas detectadas.
Essas medidas de segurança surgem após uma crescente pressão sobre a companhia de Mark Zuckerberg devido aos impactos negativos das redes sociais em adolescentes.
A empresa informou que as limitações serão impostas a partir de 2025 também nas demais redes sociais do grupo, que inclui WhatsApp, Facebook e Threads.
Em suas constates mudanças, recentemente a Meta anunciou que encerrará a plataforma de criação de filtros, que permite aos usuários criar e compartilhar seus próprios filtros nas redes sociais da empresa, a partir de 14 de janeiro de 2025.