De nome verdadeiro a contrato vitalício com a Globo: 5 curiosidades sobre Léo Batista
O apresentador teve uma longa e bem-sucedida carreira na TV Globo, marcada por coberturas importantes e pela apresentação de programas icônicos
A morte de Léo Batista causou inúmeras lamentações nas redes sociais e deixou o mundo do jornalismo abalado. No entanto, o que muitos não sabem sobre o famoso é que o jornalista possui vários fatos curiosos a respeito do lado profissional dele, seja com grandes feitos, conquistas e contratos importantes com a TV Globo.
Verdadeiro nome de Léo Batista
Léo Batista é um nome artístico que foi escolhido para representar João Baptista Belinaso Neto. Na estreia na rádio, o locutor estreou como Belinaso Neto, no programa "O Globo no Ar". Depois que passou a fazer parte da equipe esportiva da rádio, ele foi orientado a trocar o nome pelo qual era chamado profissionalmente, já que o chefe não considerava que Belinaso Neto era muito sonoro. Então depois de algum tempo, passou a ser chamado e conhecido como Léo Batista.
Funcionário mais velho da emissora
Aos 92 anos, o apresentador era o funcionário mais velho da Globo. Ele entrou na empresa em 1969 e apresentou vários quadros de programas. Ele também comandou algumas vezes o Globo Esporte, atração tradicional da grade esportiva da emissora.
Contrato vitalício
O narrador era o único jornalista esportivo que possuía um contrato vitalício com a empresa. Apesar da segurança contratual, ele fazia questão de comparecer com muita frequência no serviço para honrar o acordo que fez com a emissora.
Cobertura da morte de Getúlio Vargas
Apesar de ter conseguido grande destaque com coberturas e apresentações relacionadas ao mundo do esporte, Léo Batista também participou de momentos históricos relacionados à política e à economia. Um dos acontecimentos foi a morte de Getúlio Vargas.
Na data em que noticiou a morte do ex-presidente do Brasil, o jornalista estava de plantão na Rádio Globo e interrompeu a programação para dar a notícia: "Atenção, atenção! Informa o 'Globo no Ar', em edição extraordinária: acaba de se suicidar, no Palácio do Catete, o presidente Getúlio Vargas!", disse o famoso na época.
Querido pelos colegas
Entre os colegas de trabalho, Léo Batista era considerado um dos funcionários mais simpáticos da TV Globo. Ele sempre chegava na emissora animado, fazia brincadeiras e contava histórias. Ele também era facilmente identificado pela voz marcante.