Entenda cinco curiosidades sobre o incrível universo dos cães e compreenda

Estudos apontam que alguns comportamentos dos cães são uma repetição dos comportamentos dos lobos, seus ancestrais

Há décadas, os cachorros são reconhecidos como os melhores amigos do homem, e não é por acaso que esse título foi dado a eles. Os cães possuem inúmeras peculiaridades que tornam o cotidiano mais leve e alegre. O poder transformador desses animais na vida dos humanos ficou ainda mais evidente durante a pandemia, quando, isoladas, muitas pessoas optaram por adotar um amigo de quatro patas.

Em entrevista ao Terra, a médica-veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Juliana Dias Martins, falou sobre essa “cãopanhia” que há muitos anos auxilia no desenvolvimento de crianças, na cura de doentes e muito mais: "Durante a pandemia, muitas pessoas decidiram adotar animais de estimação, o que é maravilhoso. No entanto, é importante lembrar que os cães e outros animais são seres que necessitam de afeto, cuidado e atenção. Por isso, a decisão de adotar um animal deve ser feita com responsabilidade", afirmou.

Conheça algumas curiosidades sobre os cachorros!

1 – Autênticos -  Uma pesquisa da Universidade de Portsmouth, nos Estados Unidos, analisou os músculos faciais de 27 cachorros e descobriu que eles fazem caretas de forma intencional. Durante o estudo, foi constatado que os cães que mais levantavam as sobrancelhas e arregalavam os olhos eram adotados mais rapidamente. Esse comportamento pode ser uma memória dos cachorros, já que era comum entre seus parentes distantes, os lobos. Outro estudo da Universidade de Howard, também nos EUA, concluiu que os cães desenvolveram músculos ao redor dos olhos e do focinho, o que, ao longo de milhares de anos de evolução, fortaleceu os laços e a comunicação com os seres humanos.

Shih Tzu - Foto: Pixabay

2 – Autoproteção - Outro comportamento herdado dos lobos que chama atenção é o hábito de girar antes de deitar. Estudiosos acreditam que esse é um método de defesa dos cães, pois ao girar, eles conseguem sentir a direção do vento. Assim, deitam-se na direção oposta e, caso algum animal perceba seu cheiro e se aproxime para atacá-los, eles já estarão em uma posição de defesa, de frente para o possível agressor.

3 – Inteligência - Cientistas acreditam que a inteligência de um cachorro pode ser comparada à de um bebê humano de dois anos, podendo entender até 250 palavras e alguns numerais. Além disso, vale destacar que os cachorros aprendem facilmente a se comunicar de maneira clara e objetiva com seus tutores, demonstrando quando estão com fome, sede ou quando desejam algo.

Cachorro curioso - Foto: Pixabay

4 – Focinhos especiais - Assim como as digitais nos seres humanos, nenhum cachorro possui um focinho igual ao outro, o que os torna marcas registradas de cada animal. Além disso, o olfato dos cães é extremamente apurado: eles possuem até 220 milhões de células olfativas, enquanto os seres humanos têm apenas 5 milhões. Por isso, os cães conseguem farejar doenças, como câncer e diabetes, nos seres humanos, a partir do cheiro de determinadas proteínas no organismo.

5 – Marca de território - Outro comportamento herdado dos seus ancestrais é o hábito de marcar território quando se sentem ameaçados ou incomodados. Eles fazem isso através do xixi, que, diferente do xixi normal, é mais curto e tem um odor mais forte.

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Pesquisa mostra que vinho pode matar 99% das bactérias que causam infecções na garganta

Em 25/03/2025 às 14h37 - Atualizado em 25/03/2025 às 15h14

Tudo sobre o fenômeno que deixou o mar vermelho e assustou turistas na Argentina

Em 25/02/2025 às 16h46 - Atualizado em 25/02/2025 às 16h59

Pesquisa aponta benefícios de assistir a mesma série mais de uma vez. Saiba quais!

Em 18/02/2025 às 15h31 - Atualizado em 18/02/2025 às 15h58

Pesquisa aponta que dormir mais aos finais de semana, reduz risco de doenças cardíacas

Em 11/02/2025 às 15h59 - Atualizado em 11/02/2025 às 16h36

Cachorros conseguem perceber a gravidez de suas tutoras. Especialista explica!

Em 04/02/2025 às 16h00 - Atualizado em 04/02/2025 às 17h29