Cientistas descobrem barulhos emitidos por golfinho que são mais surpreendentes do que simples falas
De acordo com a pesquisa, o animal da espécie golfinho-roaz é um macho que vive isolado há aproximadamente de 17 anos
Golfinho são considerados um dos animais mais inteligentes do planeta já que possuem uma alta capacidade de aprendizagem e imitação. Apesar de haver alguns estudos avançados, ainda existem mistérios sobre o comportamento desse animal. Pesquisadores da Dinamarca fizeram um estudo com um golfinho solitário na costa do país.
O animal é da espécie golfinho-roaz ou golfinho-nariz-de-garrafa, que é conhecido na região como Dell. Os dinamarqueses resolveram fazer um estudo específico sobre esse animal já que ele vivia em um local que não era comum para sua espécie e estava totalmente sozinho, sendo que golfinhos têm o hábito de ficar em grandes grupos.
Dell foi “grampeado” pelos pesquisadores que colocaram um rastreador no animal e conseguiram obter dados relevantes através desse estudo. Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, os cientistas conseguiram descobrir como o mamífero agia no dia a dia.
De acordo com a pesquisa, ao longo deste período, foram emitidos 11 mil sons pelo animal, sendo divididos na seguinte maneira: 2.239 assobios, 5.487 tons de baixa frequência, 767 sons percussivos e 2.288 pulsos rápidos.
Segundo os cientistas, os sons podem ser algo bem maior do que simples falas, como uma possível conversa interna do golfinho, indicando uma possível necessidade de interação social já que o animal vivia isolado.
Os pesquisadores da Dinamarca também acreditam que os sons que são emitidos por esses animais, podem ser sinais emocionais involuntários, tentativas de comunicação interna e outras atividades relacionadas.
Os cientistas também destacaram no estudo que o golfinho é macho e que vivia um isolamento aproximado de 17 anos, sendo que ele seguia emitindo sons complexos mesmo sem ter outro animal ou animal por perto.