Roteiro Ilhéus: Como aproveitar as férias e descansar na cidade sem perder nada

Cidade é famosa por suas praias e fazendas de cacau, além de possuir grande importância histórica

Situada no litoral sul do estado da Bahia, a cidade de Ilhéus é uma das mais famosas de toda a região, recebendo inúmeros turistas por seu território diariamente. 

Por ser uma cidade litorânea, o que não faltam são opções de lazer para todos os tipos de público, como praias, lagoas, resorts diferenciados e, é claro, bastante cultura e história. 

Conhecida como “império cacaueiro” durante o fim do século XIX e início do século XX, possui até hoje suas famosas fazendas de cacau, cenário que protagoniza, inclusive, a novela Renascer, transmitida às 21h pela TV Globo, além de outras novelas.

Parte de sua cultura é visível, inclusive, em sua arquitetura que mantém as lembranças de um Brasil passado. Tudo isso garante com que a cidade seja um destino que valha a pena conhecer. 

Para quem está indo pela primeira vez, ter em mãos um roteiro com as principais atividades em Ilhéus pode ajudar e melhorar ainda mais a experiência. Confira, a seguir, dicas do que fazer durante três dias na cidade.

Imagem copia_2110852761Ilhéus
Ilhéus, Bahia. Reprodução: Internet.

Recomendados para você


Dia 1

Manhã:

Catedral de São Sebastião

A Catedral de São Sebastião é uma boa indicação para quem deseja conhecer um pouco mais da história de Ilhéus, já que a bela igreja foi construída no século XX. Mas também para quem não deseja deixar sua religião de lado, mesmo estando de férias.

Contudo, mesmo para os menos fiéis e religiosos, uma visita ao local não deixa de ser uma experiência única, uma vez que é praticamente impossível não se encantar com seus detalhes.

Tarde:

Casa de Cultura Jorge Amado

O famoso escritor Jorge Amado, responsável por romances como Gabriela e Dona Flor e Seus Dois Maridos, colocava Ilhéus como cenário de suas tramas em boa parte suas artes e possui agora um espaço para imortalizar suas histórias.

O edifício em questão foi construído em 1928, pelo pai do escritor e se tornou residência do artista durante muitos anos. Até hoje, sua arquitetura única é mantida, bastante semelhante a um palacete.

Noite:

Passeio pela orla da cidade

Para finalizar a noite, nada melhor do que aproveitar aproveitando o clima agradável da cidade e se encantar com a vista noturna do mar. Tirar um momento para conhecer um pouco da culinária local também é válido.

No centro da cidade, é possível encontrar opções de restaurantes que entregam sabor e qualidade, combinado com uma boa música ao vivo.

Nas imagens: Catedral de São Sebastião e Casa de Cultura Jorge Amado, respectivamente.

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Dia 2

Manhã:

Praia dos Milionários

Após conhecer bem um pouco da história local, nada melhor do que curtir um dia na praia, uma ótima indicação é a Praia dos Milionários, uma das mais famosas de Ilhéus.

O espaço conta com areias claras e águas tranquilas, perfeitas para curtir com amigos ou família, independente da situação. Os viajantes podem relaxar, tomar sol ou fazer uma caminhada pelo local.

Tarde:

Ilha de Comandatuba

Matando o ritmo de praia, outra boa opção é desfrutar das famosas praias desertas de Ilhéus, como a Ilha de Comandatuba, aproveitando também para praticar snorkeling e observar a vida marinha.

Fazenda de Cacau

Outra opção, ainda, é curtir a viagem e conhecer uma das famosas fazendas de cacau, onde é possível ver de perto o processo de produção do chocolate, uma das principais atividades econômicas da região.

Noite:

Passeio a noite

Após um dia cansativo, descansar curtindo um pouco da vida noturna de Ilhéus é uma boa pedida, sem deixar de lado, claro, a culinária excelente. Uma dica é curtir os restaurantes à beira-mar da cidade. 

Em caso de viagem em casal, essa é uma boa deixa para curtir a companhia um do outro, ao lado de um cenário tropical. 

Praia dos Milionários e Ilha de Comandatuba, respectivamente.

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Dia 3

Manhã:

Casa de Cultura Africana

Aprimorando o conhecimento, também é possível conhecer a Casa de Cultura Africana, onde os turistas podem entender sobre a influência da cultura africana na história e na cultura de Ilhéus.

Tarde:

Passeio de buggy 

Uma das principais atividades de Ilhéus não pode ficar de fora do roteiro de ninguém, mesmo que seja em seu último dia. Para conhecer melhor a cidade, nada melhor do que um passeio de buggy.

Algumas boas opções estão nas praias próximas, como a Praia do Sul e a Praia do Cururupe.

Noite:

Aproveite a cultura

Para a última noite, a pedida é aproveitar a cultura local em sua excelência, talvez assistindo a uma apresentação de capoeira ou dançando ao som de música ao vivo em um dos bares locais.

Imagem Praia do Sul
Praia do Sul, Ilhéus. Reprodução: Internet.