GOL e Azul anunciam acordo e revelam compartilhamento de voos entre companhias

Parceria entre empresas pode significar possível futura fusão em companhias

Nesta última semana, as companhias aéreas brasileiras Azul Airlines e GOL anunciaram um acordo quanto ao compartilhamento de voos (codeshare) e integração de seus programas de fidelidade.

A partir das próximas semanas, as companhias poderão vender, de forma conjunta, os passaportes de voos próprios ou para a parceira. Com isso, o acúmulo de milhas aéreas pode ser feito tanto na Smiles, quanto na Azul Fidelidade, a depender da escolha do cliente.

A decisão tem como objetivo ampliar a conectividade de suas malhas aéreas. Além disso, agora, uma companhia poderá usufruir de rotas domésticas exclusivas da outra.

Esse anúncio aumenta ainda mais a expectativa de que as companhias aéreas realizem uma fusão, já que juntas, GOL e Azul possuem cerca de 60% do mercado brasileiro e cerca de 1.500 decolagens diárias.

Imagem Gol e Azul
Decisão aumentou expectativas para possível fusão entre empresas. Reprodução: Divulgação

Recomendados para você


O início do compartilhamento de voos entre as duas companhias iniciará a partir de junho. Um ponto importante a ser considerado é que a GOL está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Desta forma, uma eventual junção das empresas deverá ser, antes de tudo, aprovada por uma corte americana, o que pode atrasar o processo entre as companhias. 

Em nota recente, as empresas falaram um pouco mais sobre a novidade: “Este acordo de codeshare vai proporcionar aos Clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país”.

Os representantes também citaram a expectativa no aumento de viagens: “Azul e GOL possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. O acordo vai criar mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão”.