Férias em Portugal: Os melhores pontos turísticos para conhecer e visitar no país

Conhecido por suas fortes referências católicas, cada vez mais brasileiros arrumam as malas e partem em direção ao país

País ligado diretamente à história local, cada vez mais brasileiros fazem as malas e realizam o desejo de conhecer de perto Portugal, seja pela facilidade linguista ou seus pontos históricos.

Em 2023, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelaram que cerca de 320 mil brasileiros passaram por terras portuguesas, apenas entre os meses de janeiro e abril. 

Essa estimativa representou uma alta de 47% quando comparada a 2022 e a tendência é que o número venha crescendo cada vez mais. A terra do famoso bacalhau nunca foi tão brasileira. 

Entre os inúmeros pontos turísticos dos país, alguns locais se destacam por sua arquitetura única e visuais marcantes, outros são famosos por suas representações históricas. 

Imagem Portugal
Portugal recebeu mais de 300 mil brasileiros em 2023. Reprodução: Internet.

Recomendados para você


Confira, a seguir, os locais que não podem deixar de ser visitados, durante uma estadia em Portugal.

Torre de Belém

Encontrada na capital de Portugal, Lisboa, a Torre de Belém foi uma das principais fortalezas defensivas para os soldados no século XVI. Sua construção já serviu de sede de artilharias medievais e, após um tempo, ela se tornou um tipo de prisão para presos políticos.

Atualmente, é permitido que o público conheça seu interior e confira, de perto, artefatos e artigos históricos que ajudam a construir o país e se tornar o que ele é atualmente. 


Imagem Torre de Belém
Torre de Belém, Portugal. Reprodução: Internet.

Palácio Nacional de Mafra

Também encontrado em Lisboa, uma curiosidade sobre o Palácio Nacional de Mafra é que ele foi, inicialmente, construído para ser um convento. Por isso, o espaço também leva o nome de Convento de Mafra.

Após um tempo, a área se tornou moradia da família real portuguesa e chama a atenção de visitantes até os dias atuais. Sua importância e arquitetura fez com que o palácio se tornasse patrimônio mundial da UNESCO.

Imagem Palácio Nacional de Mafra
Palácio Nacional de Mafra, Portugal. Reprodução: Internet.

Santuário de Fátima

Com uma forte cultura religiosa, o Santuário de Fátima se tornou centro de adoração e prática viva da fé católica. O espaço conta com a Capelinha das Aparições, criada em 1919 e famosa até os dias atuais.

Um ponto interessante é que sua criação ocorreu após três pastores, Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto, revelarem presenciar aparições constantes de Nossa Senhora no local, em 1917. 

Imagem Santuário de Fátima
Santuário de Fátima, Portugal. Reprodução: Internet.

Palácio Nacional da Pena

Considerado uma das sete maravilhas de Portugal, o Palácio Nacional da Pena chama atenção justamente por sua beleza. Assim como o de Mafra, a construção também é considerada patrimônio mundial da UNESCO.

Além disso, o palácio está no topo da Serra de Sintra e é rodeado pelo verde que faz um contraste perfeito com seu amarelo chamativo. Em suas visitas, o público tem a oportunidade de conhecer o espaço internamente e se encantar.

Imagem Praça%20do%20Comércio

Praça do Comércio

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a culinária local, deve passar pela Praça do Comércio. Além de conter inúmeras opções de restaurantes, o espaço é uma ótima pedida para curtir a tarde e tirar inúmeras fotos. 

A praça está ao lado do Cais das Colunas e oferece uma vista incrível do mar português, que costumava receber líderes políticos de todo o mundo no período monárquico. 

Imagem Praça do Comércio
Praça do Comércio, Portugal. Reprodução: Internet.

Jardim de Santa Bárbara

Com um visual de enriquecer os olhos, o Jardim de Santa Bárbara é a escolha perfeita para quem deseja dar um tempo da correia e apenas aproveitar uma tarde de descanso em Portugal.

Com uma vasta variação de flores e cores, caminhar pelo local ou apenas curtir a tarde com as crianças trará lembranças inesquecíveis. 

Imagem Jardim de Santa Bárbara
Jardim de Santa Bárbara, Portugal. Reprodução: Internet.

Ponte Dom Luís

A Ponte Dom Luís I foi criada em 1886 e segue sendo um dos locais mais bonitos de Portugal. A noite, as luzes douradas que enfeitam o local trazem um ar ainda mais marcante para quem está passando. 

Dividida em duas partes (superior e inferior), os trajetos são acessos a partes diferentes da cidade, mas que merecem ser conhecidas. Uma curiosidade é que a construção desta ponte foi realizada por Gustave Eiffel, o responsável pela Torre Eiffel. 

Imagem Ponte Dom Luís
Ponte Dom Luís, Portugal. Reprodução: Internet.

Óbidos

Um dos locais mais bonitos de se visitar e conhecer. O vilarejo de Óbidos é famoso por sua simplicidade e suas fachadas coloridas, que fazem constante com o grande céu azul português. 

Ao visitar a vila, os turistas voltarão a se sentir em casa e poderão aproveitar do comércio local, que conta com restaurantes, lojas de artesanatos, além de provar seu licor tradicional: Ginja de Óbidos.

Imagem Óbidos
Óbidos, Portugal. Reprodução: Internet.

 Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra reúne história e lazer em um único lugar. Os visitantes que passam pelo espaço poderão conhecer uma das instituições de ensino mais antigas do mundo, já que ela foi criada em 1290.

Sua arquitetura clássica marca bem os anos de importância que o local possui para Portugal. Em uma visita completa, é possível conhecer o lado interno da universidade, além de jantar no badalado restaurante  Zé Manel dos Ossos.

Imagem Cabo%20da%20Roca

Cabo da Roca

Ao viajar para Portugal, conhecer o Cabo da Roca é rota obrigatória para qualquer turista, tudo isso se torna justificável após assistir ao inesquecível pôr do sol que a área oferece. 

O cabo está, ainda, a 150 metros do mar e oferece uma vista ampla das águas azuis que o rodeiam. 

Imagem Cabo da Roca
Cabo da Roca, Portugal. Reprodução: Internet.

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais