Localizado na região oeste do estado do Paraná, o município de Foz do Iguaçu é conhecido mundialmente por sua beleza e encanto. A área faz parte da fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e é famosa por suas Cataratas, atraindo inúmeros visitantes anualmente.
Por estar tão próxima de outros países, os visitantes também podem aproveitar para conhecer seus vizinhos, já que o Rio Iguaçu, responsável por alimentar as Cataratas do Iguaçu, caminha pelo território brasileiro e argentino.
De acordo com dados do portal H2FOZ, em 2023, o turismo no local obteve um crescimento expressivo, com mais de 1,8 milhão de visitantes, representando um crescimento de 27,8% em relação a 2022.
Dentre os turistas que aproveitaram para conhecer o local, os brasileiros representaram 58% dos viajantes. Dentre os estados se destacaram moradores de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal.
Recomendados para você
Primeiros passos para conhecer Foz do Iguaçu
A melhor maneira de chegar até Foz do Iguaçu é optando pela viagem aérea. O município conta com o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas, localizado a 13km do centro da cidade. Apesar de ser pequeno, o serviço também conta com voos internacionais.
Por também se tratar de um território brasileiro, não é necessário que moradores do Brasil utilizem passaporte ou visto para conhecer o local. Contudo, ainda é possível adentrar o território paraguaio ou argentino durante a viagem e, portanto, é recomendado estar acompanhado de documentos oficiais.
Ao sair do aeroporto, serviços como táxi ou motorista de aplicativos também estarão disponíveis. Outra opção mais rentável, é utilizar a linha de ônibus 120, que leva até o centro da cidade, ainda que seja uma viagem mais demorada e menos confortável aos passageiros.
Os turistas que vivem mais próximos ao município também podem optar por viajar até o local de carro. Neste caso, a estrada que deve ser utilizada é a BR-277. Um ponto importante é que, caso a viagem se estenda de veículo até os países vizinhos, o motorista deve estar em posse de uma Carta Verde, um seguro para que possa viajar pelo Mercosul.
Limites de compras
Além de das famosas Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu também é famosa por seu comércio e o custo benefício na compra de eletrônicos e outros equipamentos, mais precisamente no Paraguai. Apesar de facilitar a vida dos compradores, é preciso estar atento ao limite para cobrança de impostos.
O limite a ser gasto sem que haja cobrança é de US$ 500. Este valor será conferido tanto após sair do local de compra, quanto no aeroporto, durante a viagem de volta. Caso o turista ultrapasse o valor estabelecido, terá que pagar 50% sobre o excedente.
Hospedagem
Apesar de boa parte do público aproveitar Foz do Iguaçu em viagens curtas, o município conta com inúmeras opções de lazer e uma estrutura preparada para receber viajantes durante suas férias.
Para quem deseja conhecer o local a fundo, algumas opções de hotéis se tornam mais rentáveis e fornecem serviços de qualidade, seja para os turistas que irão permanecer por pouco tempo ou quem passará a temporada.
Melhores hotéis
CLH Suítes Foz do Iguaçu
Com diárias que cabem no bolso, o CLH Suítes Foz do Iguaçu conta com um quarto preparado para receber hóspedes de todos os cantos do Brasil. Sua infraestrutura possui TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo.
Além disso, o hotel possui uma sala de jogos, além de wi-fi grátis e uma recepção que atende durante 24 horas. Sua localização está a 200 metros do Zoológico Bosque Guarani e 18 km do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
JL Hotel by Bourbon
O JL Hotel by Bourbon é uma das opções mais pesquisadas por turistas no momento de viajar para Foz do Iguaçu, isso porque ele está apenas a 16 km das Cataratas do Iguaçu.
Além disso, sua infraestrutura conta com piscina ao ar livre, estacionamento privativo, restaurante, academia e um café da manhã bastante elogiado por seus hóspedes.
San Rafael Comfort Class Hotel
Outra opção rentável, o San Rafael Comfort Class Hotel está a apenas 20 minutos de carro da Represa de Itaipu, do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e da Ciudad del Este.
Suas unidades contam com ar-condicionado, banheiro espaçoso e TV a cabo. O hotel também oferece serviço de café da manhã no quarto, caso seja pago um valor adicional.
O que fazer em Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu
As cataratas são, sem dúvida, a maior atração de Foz do Iguaçu. Considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo, o espaço conta com uma trilha que permite acesso a mirantes, além de um elevador panorâmico.
Isso tudo permite que os turistas conheçam a queda d’água de perto e aproveitem o visual extraordinário. Sem dúvidas, um passeio pela área pode transformar a viagem de qualquer pessoa.
Parque das Aves
Criado em 1994, o Parque das Aves é referência em preservação ambiental. Em seu espaço é possível conhecer mais de perto os viveiros de aves tropicais, como periquitos, araras, flamingos e tucanos.
Além disso, o parque permite que os turistas tirem fotos ao lado dos animais, durante o momento de sua alimentação. Apesar das filas serem grandes, é uma experiência que vale a pena.
Macuco Safari
Localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safari permite que os turistas conheçam mais do local através de um agitado passeio de barco. Para promover a experiência completa, o passeio é dividido em três fases: Selva, Trilha e Barco.
Na primeira, os viajantes podem caminhar pela selva local, por pouco mais de 2km. Em seguida, é o momento de se aventurar em uma trilha de 600 metros pela mata. Por fim, um bonde elétrico transporta os visitantes até o cais do Rio Iguaçu, de onde partirão em um dos bimotores Macuco Safari para uma vista espetacular.