O que fazer em Salvador: praias e melhores pontos turísticos

Muito além de suas praias, a capital da Bahia conta com espaços culturais e que prometem divertir todos os públicos.

Salvador é a capital do povo

A cidade de Salvador é famosa por inúmeros motivos, mas um dos principais é, sem dúvida, a receptividade de seu povo. Sendo a capital da Bahia, a cidade recebe a presença de inúmeros turistas, que se movimentam de diversas partes do mundo para aproveitar a temporada no local.

Seja por seu clima agradável, seus pratos típicos, praias únicas ou cultura local repleta de história, a primeira capital do Brasil segue como um dos maiores polos culturais brasileiros.

Criada em 1549, a cidade conta com uma mistura entre a arquitetura colonial portuguesa e a cultura afro-brasileira. Além disso, é ali que também está localizado o Pelourinho, palco de grandes artistas como Michael Jackson em seu clipe “They Don’t Care About Us”.

Sempre à frente do seu tempo, a capital também foi sede da primeira escola de ensino superior do Brasil. Em 1808, o Príncipe Regente Dom João fundou a Escola de Cirurgia da Bahia, após decretar o fim da proibição de cursos superiores no país.

Imagem Pelourinho
Salvador, Bahia. Reprodução: Internet.

Recomendados para você


Conheça os principais pontos de Salvador

Durante uma temporada na capital da Bahia, alguns pontos se tornam imperdíveis para os turistas. Locais que carregam história, cultura e lazer e que transformam a viagem em uma lembrança guardada para sempre. Confira, a seguir, os melhores pontos turísticos de Salvador. 

Pelourinho

Cenário de clipes, filmes, séries e novelas, o bairro do Pelourinho é um dos locais mais famosos do mundo. Além de Michael Jackson, o espaço também já recebeu nomes como o cantor Julio Iglesias e a rapper Cardi Bi.

O bairro preserva sua arquitetura barroca e é lar de inúmeros bares, igrejas, restaurantes e casas que compõem um cenário bastante colorido. Ali também estão presentes a Igreja e o Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado.

Imagem Pelourinho 1
Pelourinho, Salvador. Reprodução: Internet.

Praias

Estar em Salvador também significa curtir sua vida agitada. Encontrar locais com pessoas bonitas, músicas, diversão e que possa refrescar o calor da cidade não é difícil, e uma boa indicação são as praias.

São inúmeras opções para o público variado, desde quem procura um ambiente mais agitado até quem deseja apenas tomar um banho de mar sem se preocupar em dividir espaço. Descubra quais são as melhores praias de Salvador.

Imagem Praia do Farol
Praia do Farol da Barra, Salvador. Reprodução: Internet.

Igreja de São Francisco

Localizada próxima ao Pelourinho, esta igreja foi construída em XVIII e pode ser encontrada no Centro Histórico de Salvador. O local é mantido, até hoje, como uma das heranças da cultura barroca entregue pelos portugueses.

Ainda que sua fachada seja “simples”, é no interior que sua beleza se esconde. A igreja é composta por inúmeras imagens que se mesclam ao tom dourado, a tornando uma verdadeira obra de arte. 

Imagem Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco, Salvador. Reprodução: Internet.

Elevador Lacerda

Considerado o primeiro elevador urbano do mundo, esse é o principal meio de transporte que interliga a Cidade Alta (Centro Histórico) e a Cidade Baixa (área portuária). O trajeto possui 63 metros de altura e é responsável por entregar uma das vistas mais belas de Salvador.

Funcionando todos os dias, a viagem no meio de transporte custa apenas R$ 0,15 centavos e pode ser feita em questão de minutos. Ainda assim, o local se tornou um dos pontos mais procurados por turistas.

Imagem Elevador Lacerda
Elevador Lacerda, Salvador. Reprodução: Internet.

Fundação Casa de Jorge Amado

Ainda caminhando pelo Pelourinho, não será difícil encontrar a Fundação Casa de Jorge Amado. Com a intenção de preservar as histórias e memórias do escritor, o local se tornou um museu com documentos, livros, fotografias e poemas deixados pelo artista. 

Para os fãs de leitura, também é possível aproveitar a tarde no café Teatro Zélia Gattai, um espaço bastante frequentado pelos amantes desta cultura. 

Imagem Fundação Casa de Jorge Amado
Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador. Reprodução: Internet.

Mercado Modelo 

Passear por Salvador também significa realizar compras no Mercado Modelo. Este, 
que foi inaugurado em 1861, possui mais de 250 lojas e conta com opções de produtos para todos os gostos. 

Entre artesanatos, roupas, alimentos e decorações, o mercado recebe a visita de baianos e turistas diariamente. Além disso, próximo ao estabelecimento, também é possível apreciar rodas de capoeira. 

Imagem Mercado Modelo 
Mercado Modelo, Salvador. Reprodução: Internet.

Solar do Unhão

É no Solar do Unhão onde está localizado o Museu de Arte Moderna da Bahia. Na exposição, é possível encontrar mais de duas mil obras, provindas de artistas renomados como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.

Além disso, o projeto referência na arquitetura também conta com um espaço para apresentações de jazz e outros estilos culturais. O passeio é ideal para quem deseja tirar um tempo do movimento constante de Salvador. 

Imagem Solar do Unhão
Solar do Unhão, Salvador. Reprodução: Internet.

Comunidade

Leia mais