Cadastrar

Pesquisa elege Minas Gerais como melhor destino gastronômico do Brasil

Em novo levantamento, publicado em site do Ministério do Turismo, estado aparece em primeiro lugar na lista de preferência

Um levantamento realizado pelo site Guia Viajar Melhor, em conjunto com a agência Travel Media PR, listou os destinos do Brasil que mais se destacam por sua gastronomia. O levantamento foi publicado no site oficial do Ministério de Turismo e destacou o estado de Minas Gerais em primeiro lugar.

A pesquisa contou com a participação de 2.155 viajantes, que revelaram suas preferências na hora de escolher destinos movidos pela gastronomia, podendo citar apenas um único destino. A localidade mineira foi citada por 276 pessoas. 

Esta não é a primeira vez em que Minas Gerais se destaca no ramo. Em 2023, o estado conquistou o primeiro lugar no 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital, na categoria gastronomia. A informação foi compartilhada pela página oficial do governo mineiro. 

De acordo com os sites citados, a culinária do local se destaca por sua diversidade e sabor na hora dos preparos. Esses pontos foram determinantes para que o primeiro lugar fosse decidido. 

Além de Minas Gerais, a lista também é composta pelo estado da Bahia, que aparece ocupando o segundo lugar. Já o pódio é completado pelo Pará, em terceiro lugar. 

Imagem Comida mineira
Comida mineira é elogiada entre viajantes. Reprodução: Image by freepik.

Recomendados para você


Por dentro da culinária mineira

Dentre os destaques da culinária mineira, pratos como o queijo, o doce de leite e o pão de queijo se destacaram e conquistaram um lugar no coração dos turistas. Além disso, pratos mais elaborados como o frango com quiabo, o leitão a pururuca, o tutu, o feijão tropeiro e a vaca atolada também ganharam espaço. 

Tamanha referência na culinária brasileira não poderia passar despercebido. Por esse motivo, o queijo mineiro chegou a ser considerado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser candidato a ingressar no Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A entrada do alimento pode marcar algo inédito no Brasil, como o primeiro item gastronômico reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Imagem Prato mineiro
Comida afetiva e sabor durante o preparo são principais pontos da pesquisa. Reprodução: Image by freepik.
Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais