O sítio Arqueológico de Pompeia, que fica próximo de Nápoles, colocou em vigor um limite de somente 20 mil visitantes diários. A nova regra, que está em vigor desde 15 de novembro, foi pensando após o local receber 36 mil pessoas em seu primeiro domingo de outubro.
O recorde estabelecido, tem a ver com a gratuitidade que o sítio coloca à disposição em todo primeiro domingo do mês, explicando o número extravagante.
Recomendados para você
As ruínas do passado da cidade de Pompeia, que foi demolida devido a uma erupção do Vesúvio, em 1979, a cidade estabeleceu um limite de 20 mil visitantes por dia. A BBC levantou alguns dados e descobriu que o maior público foi 2024, nas vésperas do verão, com 517 mil visitantes.
Por que a limitação?
A ideia é impedir que turistas de conhecer o sítio arqueológico em situações raras ao longo do ano, como os dias de entrada gratuidade. A medida também visa questões de segurança e conservação.
Além do limite já estabelecido, ingressos ficaram personalizados, com o nome do visitante, e, durante a alta temporada, nos dias 1º de abril e 31 de outubro, entradas ficaram divididas em dois horários. 15 mil pessoas das 9h às 12h e as outra 5 mil, de 12h às 17h30.
Veja como é o serviço.
Pompeia fica bem próxima a Nápoles, a menos de 30 km ao sul. A maneira mais prática de ir até o ponto de turismo é embarcando no trem da estação de Napoli Centrale e descer na estação da Pompeia, que fica a dez minutos da entrada do sítio.
Os Ingressos para você adquirir não variam. A partir de dezoito euros você pode comprar sua entrada pelo site oficial.
Veja o que viralizou na web: