Férias na natureza: Reserva Natural Salto Morato é referência em ecoturismo no Brasil

Localizada em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, a região foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade

Para quem quer fugir da tradicional viagem para as praias e se aventurar em novos ares, uma ótima opção é explorar a Reserva Natural Salto Morato. Localizada em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, ela é uma ótima opção de passeio para se conectar com a natureza durante o período de férias. 

A unidade de conservação, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, possui várias trilhas, atividades e camping em meio ao território de Mata Atlântica mais conservado do Brasil. Vale destacar que a Reserva Natural Salto Morato está completando 30 anos agora em dezembro. Ela foi criada em 1994 e apresenta uma área conservada de 2.253 hectares.

Recomendados para você


Atrativos da região

Entre os principais atrativos da reserva está a cachoeira que dá nome ao local: o Salto Morato, com mais de 100 metros de altura. O acesso é por meio de uma trilha de 1.500 metros, que dura cerca de quase duas horas para ir e voltar. No percurso, o visitante ainda passa por um aquário natural, onde é possível mergulhar com os peixes.

Imagem aquario-natural
A Reserva Natural Salto Morato possui cachoeiras, trilhas e diversas atividades no meio da natureza - Foto: Reprodução/Internet

Outra trilha famosa é a Figueira by Arbo, que leva o visitante até uma enorme árvore centenária que forma uma ponte-viva sobre o Rio do Engenho. O caminho de cinco quilômetros em meio à floresta é feito em cerca de três horas.

Há também opção de aventura para crianças. A Trilha das Brincadeiras conta com diferentes experiências e atividades que colocam os pequenos em contato direto com a natureza. Em um percurso de aproximadamente 500 metros, eles passam por “desafios”, como a cabana de madeira, o túnel da cigarra, a perna de pau, entre outras atividades lúdicas.

Imagem entrada-salto-morato
A entrada da Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, no Paraná - Foto: Reprodução/Internet

Além dos turistas, a rica biodiversidade da Reserva também atrai grandes pesquisadores, que têm a sua a disposição centro de pesquisa e alojamento. Ao todo, foram mais de 90 estudos realizados em Salto Morato, que promoveram a descoberta e descrição de várias espécies de bichos. 

Vale destacar ainda que a Reserva Natural Salto Morato possui um Centro de Visitantes para informar melhor os turistas sobre como explorar a região. Eles oferecem ainda estrutura de camping, banheiros, chuveiros, churrasqueira e internet via Wi-Fi. Para mais informações sobre como visitar a Reserva, clique aqui.

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais