Museu das Favelas é reinaugurado em São Paulo com novas incríveis exposições

Com novo endereço, o Museu continua simbolizando as memórias e as produções culturais das favelas brasileiras

O Museu das Favelas, em São Paulo, reabriu as portas! Depois de ocupar o Palácio Campos Elíseos desde a sua inauguração em 2022, a sede ganhou um novo endereço: O Museu agora fica na região do Pateo do Collegio, no centro histórico da cidade. 

A reinauguração mostra uma fase importante para a instituição, que celebra, preserva e potencializa as memórias e as produções culturais das favelas através de uma programação variada, que oferece diversas atividades culturais e educativas para diferentes públicos.

Recomendados para você


Exposições no Museu das Favelas

Entre as novas mostras, está a Sobre Vivências, que busca resgatar as conexões históricas das favelas e apresentar aos visitantes as inúmeras expressões das pessoas que constroem suas vidas nessas comunidades.

Imagem museu-das-favelas
Entrada do Museu das Favelas, em São Paulo - Foto: Reprodução/Internet

Marvel: O Poder é Nosso também é um dos destaques. A exposição compartilha com o público uma releitura sobre os famosos heróis de quadrinhos como integrantes das comunidades negras. O espaço também está recebendo a exposição itinerante Favela em Fluxo, que é composta por obras criativas de 22 artistas das favelas brasileiras. 

A mostra Racionais MC’s: O Quinto Elemento, que conta com itens do acervo pessoal de Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock, como cartas, bilhetes e fotos de família, também está disponível, como uma homenagem aos 35 anos do famoso grupo de rap. 

Museu das Favelas, em SP

Sobre Vivências, Marvel: O Poder é Nosso, Racionais MC’s: O Quinto Elemento e Favela em Fluxo são as exposições destaque no espaço.

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Nova sede e entrada gratuita

Dividida em três andares, a nova sede do Museu conta com uma biblioteca com acervo de 1.390 exemplares, entre obras sobre as favelas e livros escritos por autores periféricos, como Sérgio Vaz, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. 

O espaço terá ainda cursos de formação e capacitação na área cultural com objetivo de gerar renda para as periferias. Vale destacar que a entrada no Museu das Favelas é gratuita. Para mais informações, acesse o site oficial.