Fazer uma viagem internacional é uma experiência incrível e inesquecível, mas também pode ser um pouco assustadora se for a sua primeira vez viajando para fora do Brasil. Isso porque o ritual é um pouco diferente do que normalmente fazemos em viagens nacionais. Além da documentação burocrática, seu planejamento e investimento faz total diferença para garantir que nada saia errado.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para você se precaver – caso esteja pensando em fazer a sua primeira viagem ao exterior.
Recomendados para você
Organize seus documentos
Para entrar em outro país é preciso ter um passaporte – um documento de identidade internacional que comprova sua nacionalidade e sua entrada/saída dos países. Dependendo do destino para qual você está indo, também é exigido o visto - a autorização que alguns países exigem para permitir sua entrada no território.
Alguns países como China, Japão e Austrália exigem que esta autorização seja providenciada antes do embarque. Por isso, logo que estiver com o passaporte em mãos, dê entrada no pedido de visto para não correr o risco de perder a viagem.
Esses documentos são essenciais para garantir não só sua segurança, mas também tranquilidade nas viagens internacionais. O site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil disponibiliza uma lista completa de todas as representações diplomáticas estrangeiras – acessando suas páginas, você encontra telefone, site e e-mail, onde você pode consultar individualmente as regras de cada destino para a entrada de brasileiros.
Faça um seguro viagem
Cada país tem uma recomendação de segurança diferente, e alguns deles podem até exigir o cartão de vacinação atualizado ou um seguro viagem. Por isso, é necessário pesquisar um pouco afundo quais as exigências quanto a isso ao destino que você irá.
É importante destacar que com o seguro, você terá a garantia de uma assistência médica, e também consegue evitar alguns problemas relacionados a acidentes e roubos. Alguns planos possuem também suporte para voos cancelados e bagagens extraviadas. Por isso, contratar esse serviço é uma ótima dica.
Planeja seu roteiro com antecedência
Se organizar antes de, de fato, chegar ao destino é uma ótima maneira de garantir que você aproveita ao máximo a experiência – te ajudando a economizar tempo, e também dinheiro. Por isso, ao traçar seu trajeto, considere: quanto tempo irá durar sua viagem; o que você quer fazer no país; e qual seu orçamento. São os principais pontos para você se organizar.
Outro ponto importante é estudar os meios de transporte. Além da hospedagem e das atrações turísticas, o deslocamento pode acabar tornando sua viagem um pouco mais cara, se você optar pelos carros de aplicativo, por exemplo. Por isso, antes de viajar, procure se informar sobre como o transporte público funciona nas cidades que você vai visitar, e sobre práticas de segurança locais.
Aprenda a usar um app de tradução
Se você fala a língua do seu país de destino, ótimo! Mas, se esse não for o caso, é bom estar preparado para tentar se comunicar nos locais. Uma boa dica é baixar um aplicativo de tradução. O Google Tradutor é uma ótima opção e atende a mais de 240 idiomas, que permite que você insira o que quer traduzir em texto e até imagem – selecionando a câmera, é possível apontar para placas, por exemplo, e ver o que elas significam. Se você não souber como pronunciar alguma coisa, é possível até mesmo pedir para o app traduzir em áudio.