Chile anuncia ‘Tax Free’ para aumentar o turismo no país; saiba mais
A ideia é que as novas regras sejam aprovadas ainda neste mês de março, abaixando os custos de hotéis e dando o reembolso de impostos sobre produtos adquiridos
O Chile promete inovar ainda neste mês com uma nova lei que promete baixar o imposto cobrado em hotéis do país, além de implementar um novo modelo: “Tax Free”, para turistas que poderão efetuar compras no território chileno.
A nova legislação, ainda está sendo debatida por governantes no Senado. A promessa pode ter o Brasil como beneficiado após ser a nação que mais movimenta o turismo à nação do outro lado dos Andes, perdendo apenas para a Argentina.
Dados revelados pelo governo chileno revelam que o Brasil é o segundo país que mais abre bolso no Chile
Muita coisa aconteceu e só quem acompanha nossos vídeos tem acesso aos detalhes que ninguém mais mostra. Dê o play e veja tudo em primeira mão!
O que vai mudar com a nova lei?
Em relação aos hotéis, o imposto aplicado (IVA), uma taxa única sobre os produtos e serviços do Chile, seria trocado por uma tarfia exclusiva para o setor. A nova regra, o valor que hoje é acima de 19% sobre o preço da hospedagem cairia drasticamente para uma tarifa de 1,25%.
Os bens de consumo também mudam. Turistas seriam beneficiados com a nova lei que já existe em outros países. Ou seja, ao deixar o Chile, o viajante poderia pedir o estorno do IVA sobre tudo que adquiriu nos dias de hospedagem no país e que serão trazidos para casa, como garrafas de vinhos.
O reembolso da taxa funcionará, na prática? Como?
Além da lei, ainda ter que ser implementada, o reembolso depende de um carimbo final da lei e de regulamentações que serão colocadas na sequência. Porém, a intenção do Chile é seguir os passos da União Europeia.
Sendo assim, o viajante deverá guardar notas fiscais dos bens comprados em sua viagem e pedir o reembolso em um guichê específico no aeroporto de saída. A devolução pode ser feita em dinheiro vivo, transferência bancária ou pelo cartão de crédito. O país tem o direito de oferecer todas as opções ou algumas delas.