Itália: Trilha mais romântica é reaberta para turistas após mais de dez anos
De frente para o mar, uma das trilhas mais bonitas para casais voltou e com muito mais segurança
Chamada de Ilha mais romântica da Itália, a Via Dell’Amore é um caminho muito procurado por casais que procuram ter experiências novas. O local fica a pouco mais de um quilômetro entre o Riomaggiore e Manarola.
Esses, são um dos cinco vilarejos que estruturam as Cinque Terre, na região da Ligúaria, com casinhas de diferentes cores que terminam em abismos de frente para o mar.
Embora tenha sido reaberta, ela foi fechada após um deslizamento de terra acabar ferindo quatro turistas no ano de 2012. A renovação foi feita e em meados de julho, a trilha pôde receber o carinho dos turistas de volta.
No ano passado, 170 metros do percurso foi reaberto para visitantes por um tempo determinado entre julho e setembro de 2023.
Como foi construída?
A via Dell’ Amore foi construída no tempo da modernização da linha ferroviária que liga Gênova e La Spezia ainda no século XX, com o intuito de incluir trabalhadores para poderem se deslocar entre Riomaggiore e Manarola enquanto o túnel era construído.
O penhasco que é um dos pontos mais comentados do local, foi esculpido para dar lugar à ilha, que de acordo com uma lenda, se tornou um ponto atrativo para casais apaixonados dos dois vilarejos.
Daí, teria vindo o seu nome. Durante o seu processo de reformulação, uma malha de aço foi utilizada para impedir as rochas acima e abaixo do caminho. Uma instalação Deus sistema que monitora e antecipa acidentes com deslizamentos também foi implantado.