Governo de Tóquio bane consumo de álcool em área turística da cidade
Atitude foi tomada como medida de prevenir arruaceiros com mau comportamento em dependências
Em Tóquio, o governo local tomou uma decisão drástica ao anunciar o banimento de bebidas alcoólicas nas ruas ou locais públicos de Shibuya, um dos bairros mais famosos da cidade.
A medida foi tomada como uma tentativa de evitar e prevenir o mau comportamento de arruaceiros, que vem perturbando a paz de moradores e transeuntes do local, causando incômodo.
A decisão deverá entrar em vigor a partir de outubro e estará válida entre as 18h até as 5h da manhã, sendo permitido o consumo fora desses horários. A regra é válida todos os dias da semana.
Por ser um distrito autônomo, Shibuya possui suas próprias regulamentações e, portanto, a decisão partiu da própria região. É válido lembrar que, no Japão, apenas maiores de 20 anos podem consumir bebida alcoólica.
Em comunicado aos jornalistas, o prefeito do local, Ken Hasebe, falou sobre a decisão: “Intensificamos as patrulhas e outros esforços no último ano, mas ouvimos pessoas dizerem: ‘Bem, as regras dizem que você pode beber, não é?’”.
Ainda segundo Ken, durante os horários de proibição, o mais indicado é que o público consuma as bebidas em restaurantes: “Gostaríamos de transmitir as intenções do distrito, inclusive durante as patrulhas – preferimos que as pessoas desfrutem de suas bebidas dentro dos restaurantes”.
O prefeito explicou, ainda, que parte de sua decisão veio por pressão dos comerciantes locais, pedindo que a medida se tornasse permanente, após a regra ter sido implementada durante o Halloween de 2023.
Essa não é a primeira vez que o Japão toma medidas para evitar desordeiros em suas áreas turísticas. A poucas semanas, o governo local precisou bloquear uma das vistas ao Monte Fuji, devido a problemas que estava tendo com visitantes.