Como se comportar durante uma turbulência e quais são as medidas necessárias
Condição pode gerar casos de estresse em passageiros que temem voar de avião
Durante uma viagem de avião, um dos maiores medos de qualquer passageiro é precisar enfrentar uma turbulência. Ainda que os comissários de bordo estejam atentos, casos assim podem gerar grandes estresses aos viajantes.
De modo geral, a turbulência ocorre quando o ar que envolve o avião do lado de fora, se torna instável e desigual. Essa mudança acaba causando movimentos irregulares na aeronave.
Antes de qualquer viagem, é responsabilidade da companhia aérea repassar os métodos e cuidados que os passageiros devem tomar em momentos assim. Em caso de turbulências leves, a principal recomendação é que o passageiro aguarde em seu assento.
Nesses casos, é importante estar ciente, ainda, que turbulências leves são mais comuns do que parece. Elas podem ocorrer tanto ao passar por nuvens, quanto à céu claro.
De acordo com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), é possível separar esse fenômeno em três partes: leve, moderada e severa. Em turbulências leves, as bebidas do avião balançam, mas não chegam a ser derramadas.
Nas moderadas, as bebidas balançam e são derramadas dos copos, o cinto que prende os viajantes os seguram com tranquilidade, até que o momento em questão se tranquilize.
Já nas severas, além das bebidas serem derramadas, os demais objetos da aeronave também caem. Além disso, os passageiros precisam ser segurados com mais força pelos cintos.
O que fazer neste momento
A melhor e maior indicação é seguir as ordens ditadas pela tripulação de voo. Em caso de passageiros que possuam medo de viajar de avião, algumas medidas extras podem ser tomadas.
Uma boa dica é optar por assentos próximos às asas, já que esta área costuma diminuir a sensação de turbulência, diferente da traseira, que se afeta mais. Outra opção, também, é levar objetos que ajudem na distração, como fone de ouvidos e filmes.