Anac determina que companhias alterem ou reembolsem passagens para RS sem taxas
Decisão foi tomada após Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade devido a inundação e enchentes
A Agência Nacional de Aviação (Anac) revelou, em recente comunicado, uma nova determinação quanto a alterações e reembolsos de passagens áreas destinadas ao estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com a agência, as companhias aéreas devem realizar as trocas sem exigir taxas de seus clientes. A decisão veio como tentativa de tentar amenizar os prejuízos de passageiros com viagens marcadas para o local.
Recentemente, o Rio Grande do Sul declarou estado de emergência, após municípios por toda sua área sofrerem com inundações e enchentes causadas por uma forte onda de chuvas.
São 388 municípios afetados, representando cerca de 78,13% do estado, que continua recebendo doações de roupas, itens de higiene, alimentos e rações para sua população.
Mais sobre a decisão
A decisão vale tanto para voos que tinham como destino o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, quanto para viagens que sairiam do local. Para quem deseja remarcar, a remarcação é válida até um ano, a partir da data original.
Já para os viajantes que desejam cancelar o voo, é possível realizar de duas formas: garantindo o valor gasto de volta ou o deixando como crédito para futuras viagens, também sem taxas.
Em conversa com o portal Melhores Destinos, a Anac explicou que tomou essa decisão após conversar com representantes das companhias aéreas nacionais e, também, com membros da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Para realizar a troca ou alteração de data, os interessados devem entrar em contato diretamente com a companhia em questão, seja por site ou aplicativo, utilizando de seu número de identificação na passagem.
Além disso, em mais uma decisão ,a Anac suspendeu a compra e venda de passagens que tenham como destino o aeroporto localizado em Porto Alegre, capital de RS.