Visita a Brasília: quais são os melhores pontos turísticos da cidade para conhecer

Capital do país, cidade se tornou referência quando o assunto são seus projetos arquitetônicos

Muito mais do que apenas um centro político, Brasília é uma cidade que encanta os visitantes com sua arquitetura modernista, seu design urbano inovador e seu céu inesquecível.  

Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer na década de 1950, a capital do Brasil é um marco da arquitetura do século XX, com seus edifícios emblemáticos e amplos espaços abertos.

Apesar de não conter praias, o que não faltam são pontos turísticos que chamam atenção por seus marcos históricos. Um dos mais famosos é a Catedral Metropolitana, uma obra-prima de Niemeyer com seus vitrais coloridos e formas arrojadas. 

Além disso, o Congresso Nacional também se destaca, com suas cúpulas gêmeas, mais uma construção impressionante da cidade, refletindo a visão modernista de seus arquitetos. 

A Esplanada dos Ministérios, com seus edifícios governamentais imponentes, oferece uma visão única da estrutura de poder do Brasil. Ainda mais a fundo, além da arquitetura, Brasília também possui uma rica oferta cultural e natural. 

Confira, a seguir, os principais pontos turísticos de Brasília e quais não podem deixar de serem visitados, durante uma viagem à capital.

Catedral Metropolitana de Brasília: 

Projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1970, a catedral é um ícone da arquitetura modernista e uma das principais atrações turísticas da cidade. 

Ao entrar na catedral, os visitantes são envolvidos pelos belos painéis de vidro que retratam cenas bíblicas e símbolos religiosos, tornando-se um ótimo ponto turístico para os visitantes cristãos.

Catedral Metropolitana de Brasília, Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Congresso Nacional: 

Também projetado por Oscar Niemeyer, o complexo do Congresso Nacional é uma representação forte da cultura e arquitetura de Brasília. Seus edifícios, projetados em forma de cúpula, são um marco na cidade.

Em uma visita, os turistas podem fazer passeios guiados pelos edifícios, explorando os corredores onde as decisões mais importantes do Brasil são tomadas, além de aprender sobre a história e o funcionamento do sistema legislativo brasileiro. 

Congresso Nacional, Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Esplanada dos Ministérios: 

Esta vasta área é onde se localizam os principais edifícios governamentais do Brasil, formada por edifícios governamentais majestosos, projetados mais uma vez por Oscar Niemeyer.

Com sua combinação única de beleza arquitetônica, importância histórica e espaços públicos convidativos, a Esplanada dos Ministérios é um destino imperdível para quem visita Brasília em busca de uma experiência que une cultura, história e urbanismo.

Esplanada dos Ministérios, Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Memorial JK: 

Dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, o Memorial JK é um ponto turístico emblemático em Brasília, que oferece uma imersão na vida e legado da mente principal por trás da criação da capital.

Localizado em frente ao Lago Paranoá, os visitantes são recebidos por uma estátua imponente de JK logo na entrada, enquanto o interior do memorial abriga exposições que contam a história de sua vida.

Memorial JK, Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Torre de TV: 

Um marco emblemático na paisagem de Brasília, não apenas por sua estrutura arquitetônica impressionante, mas também por seu papel central na cultura. Além de sua emblemática torre, que já foi considerada a mais alta do país, o espaço também conta com uma grande feira de artesanato. 

Além disso, a imponente construção é frequentemente palco de eventos culturais, como apresentações de dança, concertos ao ar livre e festivais gastronômicos, e foi revitalizada a poucos anos.

Torre de TV, Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral): 

Também conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília é ponto de encontro de banhistas que desejam se refrescar nos famosos dias quentes que só o cerrado pode oferecer, em suas piscinas naturais. 

Além disso, o centro ecológico também é um santuário para a vida selvagem, abrigando uma diversidade de espécies de aves, mamíferos e répteis.

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Museu Nacional: 

Localizado na imponente Esplanada dos Ministérios, o museu abriga uma vasta coleção de artefatos históricos, obras de arte e exposições temporárias que marcam a história de artistas de todo o país. 

Além disso, aos domingos, a construção é palco de um dos eventos mais antigos e marcantes de Brasília: a Batalha do Museu, onde rappers da cena nacional se reúnem para batalhar em rimas. 

Museu Nacional, Distrito Federal. Reprodução: Internet.

Parque Sarah Kubitschek:

Apelidado carinhosamente pelos candangos como Parque da Cidade, é o espaço ideal para quem deseja realizar atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicletas e corridas. 

Em meio ao centro verdade, está localizado também o principal parque de diversões de Brasília, Nicolandia, com diversas opções de brinquedos, desde as mais leves até as mais radicais. 

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Viagem em família: Dicas de ótimos destinos para se aventurar no Brasil

Em 16/10/2024 às 14h24 - Atualizado em 16/10/2024 às 14h30

Destinos poucos conhecidos no Brasil, mas que vale explorar em uma viagem

Em 15/10/2024 às 15h59 - Atualizado em 15/10/2024 às 16h05

Conheça ferramentas e apps para planejar uma viagem econômica

Em 14/10/2024 às 16h50 - Atualizado em 14/10/2024 às 16h59

Chapada dos Veadeiros: O destino ideal para relaxar em meio à natureza

Em 10/10/2024 às 14h23 - Atualizado em 10/10/2024 às 14h31

Rio de Janeiro: As melhores praias para curtir a cidade e se refrescar

Em 09/10/2024 às 12h22 - Atualizado em 09/10/2024 às 13h40

Os destinos mais charmosos da Europa: Cidades para uma 'tour' no continente

Em 08/10/2024 às 15h35 - Atualizado em 08/10/2024 às 15h53

Gastronomia Nordestina: Descubra onde encontrar as melhores delícias

Em 07/10/2024 às 14h47 - Atualizado em 11/10/2024 às 11h19