Criador do Orkut prepara nova rede social com foco em comunidades e conexões

Orkut Büyükkökten planeja o retorno da autenticidade e felicidade com nova plataforma social

O Orkut, sucesso absoluto nos anos 2000, ainda desperta uma forte nostalgia entre os brasileiros, especialmente pelas suas icônicas comunidades. Essa saudade, porém, pode estar com os dias contados. Em entrevista ao Canaltech, Orkut Büyükkökten, o criador da plataforma, revelou planos ambiciosos de lançar uma nova rede social, focada em resgatar a “felicidade” e a “autenticidade” que marcaram a experiência do Orkut.

Durante uma entrevista no Rio de Janeiro, às vésperas de sua palestra no Rio Innovation Week, Büyükkökten compartilhou detalhes de sua trajetória e do novo projeto. Após deixar o Google, ele se dedicou a desenvolver uma plataforma que promove “positividade, comunidade e pertencimento”, o que resultou no Hello, um aplicativo lançado como uma espécie de piloto para entender como criar um engajamento saudável e unir as pessoas.

“No Hello, conseguimos construir uma plataforma com ótimo engajamento e retenção, trazendo de volta valores do Orkut, como autenticidade e comunidades”, afirmou Büyükkökten. Embora o Hello tenha sido descontinuado em 2022, as lições aprendidas serão fundamentais para o desenvolvimento de um novo projeto, cujo nome e data de lançamento ainda não foram divulgados.

O engenheiro turco mantém em segredo as ferramentas e funcionalidades da nova plataforma, mas garante que está "trazendo de volta a comunidade, a felicidade e a autenticidade”. Segundo ele, o progresso tem sido significativo, e há grande expectativa para o lançamento.

A proposta do “novo Orkut” surge em um mercado dominado por redes sociais como Instagram e TikTok, focadas em vídeos e criação de conteúdo. Büyükkökten, no entanto, planeja seguir uma direção diferente, priorizando a conexão entre pessoas e comunidades, em vez da simples produção de conteúdo.

O Hello foi um primeiro passo nessa direção, provando ser possível criar “uma rede social feliz e saudável, que reúne pessoas e coloca as comunidades no centro”, explicou. Encerrado o ciclo do Hello, o objetivo agora é relançar uma plataforma que reúna o melhor de ambos os mundos.

Ao longo do desenvolvimento, o feedback dos usuários desempenhou um papel crucial. Eles destacaram a alegria de “rolar” o feed do Hello, encontrar conteúdo relevante e conhecer novas pessoas. Histórias de amizades, amores e até novos empregos surgiram a partir dessa experiência, refletindo o espírito comunitário do Orkut.

“Uma vez, conheci um casal que se conheceu no Hello. Um era do Norte, o outro do Sul do Brasil, e eles se encontraram em uma comunidade musical e acabaram juntos”, lembrou Büyükkökten. “Essas histórias incríveis de pessoas se conectando são o verdadeiro espírito do Orkut, e é isso que queremos trazer de volta.”


Comunidade

Leia mais