O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, na última sexta-feira (12/07), a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports, de acordo com o órgão, a competição acontecerá em 2025, na Arábia Saudita.
O evento faz parte de um acordo de 12 anos firmado entre o COI e o Comitê Olímpico Nacional do país. Atualmente, a Arábia Saudita também é sede da Copa do Mundo de Esports.
A ideia inicial é que os jogos aconteçam de forma regular, entretanto, não foram revelados detalhes sobre sua periodicidade, possíveis cidades-sede e nem como os países serão qualificados.
As modalidades que farão parte da competição também não foram divulgadas. Informações sobre essa questão só serão reveladas mais para frente, assim como ocorreu com a Copa do Mundo.
Cerca de um mês atrás, o COI já havia expressado seu interesse em criar eventos que focassem no desenvolvimento de um torneio olímpico de esports, ainda que tenha negado a inclusão dessa prática no programa olímpico principal.
Recomendados para você
Contudo, o órgão vem se demonstrando cada vez mais interessado no setor, tendo iniciado sua jornada com eventos “menores”, como a “Semana dos Esports Olímpicos”, que ocorreu em Cingapura, durante o ano de 2023.
O principal interesse do público, agora, é descobrir se os principais títulos do cenário competitivo, como League of Legends, Valorant e Counter Strike, estarão inclusos na competição.
Há quem acredite, por outro lado, que os Jogos Olímpicos de Esports contarão apenas com games que simulam os esportes já tradicionais, como golfe, tênis, futebol e corrida.