Cadastrar

Brasil ocupa 15º lugar em ranking de pesquisas acadêmicas sobre inteligência artificial

Atualmente, o país possui 144 unidades de pesquisa relacionadas à inteligência artificial e é considerado como um dos principais polos na América Latina

O Brasil é considerado um dos principais países do mundo em alguns aspectos, mas ainda há muito o que avançar em vários campos. Na área da tecnologia, o país está na 15ª posição no ranking mundial de publicações acadêmicas relacionadas à inteligência artificial, que é uma ferramenta que tem avançado internacionalmente e gerado grandes resultados.

Atualmente, o Brasil possui 144 unidades de pesquisa relacionadas à inteligência artificial (IA), o que fez o país ser considerado como um dos principais polos de IA na América Latina, de acordo com dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Recomendados para você


O ranking sobre os principais países com a utilização de IA considera dados de 2000 a 2022. Um estudo intitulado como “O Panorama Brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação em Inteligência Artificial” trouxe dados importantes sobre a ferramenta no país.

Imagem ia-pesquisa
Inteligência Artificial - Foto: Pixabay

De acordo com o levantamento, a maior parte das unidades de pesquisa de inteligência artificial do Brasil está localizada nas regiões Sudeste e Nordeste, sendo que São Paulo lidera a lista dos estados com 41 unidades. 

Em segundo lugar no ranking brasileiro, está o estado do Amazonas com 22 unidades. Em terceiro, está o estado do Rio de Janeiro, com 14 unidades, enquanto Minas Gerais vem na sequência com 13, e Pernambuco com 10.

Imagem estudo-web
Pesquisas na web - Foto: Pixabay

Bilhões envolvidos nas pesquisas

O documento também apontou que os investimentos públicos em pesquisas relacionadas ao uso de inteligência artificial devem alcançar R$ 22 bilhões até 2028, sendo que para cada real investido pelo setor público em IA, o setor privado contribui com R$ 3,34.

O CGEE apontou que o investimento nesse meio é uma tendência mundial: “Esse padrão reflete não apenas as tendências históricas de investimento, mas também os esforços recentes de políticas voltadas ao fortalecimento das capacidades regionais”.

Mais informações sobre a IA: 

Comunicar erro no artigo

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais