O hábito de sonhar quer dizer que o cérebro está em funcionamento enquanto as pessoas dormem, mas nem todos os indivíduos sabem com o que exatamente eles sonharam durante a noite. Pesquisadores do Japão desenvolveram uma tecnologia que pode registrar e gravar os sonhos dos cidadãos.
A tecnologia utiliza ferramentas da Inteligência Artificial (IA), em uma mistura com a neurociência. O projeto - que ainda está sendo desenvolvido - permite que as pessoas reproduzam os próprios sonhos para que elas possam analisá-los friamente.
Recomendados para você
O estudo, que está sendo feito por cientistas do ATR Computational Neuroscience Laboratories e que usa imagens de ressonância magnética funcional, em Kyoto, combina avanços em imagens cerebrais e IA.
Na pesquisa, a atividade cerebral dos participantes foi monitorada durante os estágios iniciais do sono, e em um determinado momento, eles foram acordados e questionados sobre qual assunto estavam sonhando.
Foi identificado também que na última etapa do ciclo do sono, a atividade cerebral começa a acelerar de uma forma tão intensa que se assemelha ao momento em que as pessoas estão acordadas.
Os pesquisadores japoneses desenvolveram um algoritmo de IA que conseguiu prever com 70% de precisão o que os indivíduos estavam sonhando, e com isso foi possível identificar e reproduzir o conteúdo.
Feedback dos participantes
Yukiyasu Kamitani, professor envolvido na pesquisa, afirmou que o estudo obteve resposta positiva por parte dos participantes: "Conseguimos revelar o conteúdo dos sonhos a partir da atividade cerebral durante o sono, o que foi consistente com os relatos verbais dos sujeitos".