Telegram cria ferramenta para combater golpes na rede social: “Prevenção de fraudes”

A nova ferramenta permite que os serviços oficiais de terceiros atribuam ícones de verificação adicionais às contas de usuários, contribuindo para a redução da desinformação

Golpes vêm sendo aplicados com cada vez mais frequência na internet, e pensando nisso, o Telegram – uma das redes sociais mais usadas atualmente – adotou uma medida para dar mais segurança para os usuários. A plataforma anunciou a criação de um selo azul exclusivo que permitirá que "serviços oficiais de terceiros" verificados aprovem o selo para outras contas.

O objetivo é fazer com que golpistas não se passem por outras pessoas para enganar usuários da plataforma. Com esta novidade, o selo de verificação não pode ser concedido apenas pela equipe que administra a rede social, mas também por outras contas verificadas com selo azul.

Recomendados para você


Serviços oficiais de terceiros agora podem atribuir ícones de verificação adicionais às contas de usuários e conversas. Esse sistema descentralizado auxiliará na prevenção de fraudes e na redução da desinformação”, diz o comunicado da empresa.

Imagem Desenvolvedor_software
Desenvolvedor de software - Foto meramente ilustrativa - Pixabay

Cabe destacar que haverá um selo personalizado com relação ao chat da ferramenta: “Apenas o Telegram pode atribuir o selo de verificação oficial aos chats. Os verificadores de terceiros usam ícones completamente diferentes”, diz o texto publicado.

Como fazer denúncia no Telegram?

Caso algum usuário perceba um golpe, a equipe da rede social pede para que os usuários cliquem no botão “Denunciar” para sinalizar que um determinado conteúdo da rede social apresenta algum tipo de fraude. Em seguida, o usuário será direcionado para explicar qual foi o tipo de conteúdo inadequado que encontrou.

Imagem Telegram_no_celular
Telegram no celular - Foto: Pixabay

Esse sistema descentralizado de verificação é tido como um aprimoramento na segurança digital já que tem o objetivo de reduzir as chances de golpes e aumentar a precisão da informação disponível nas conversas.

A novidade passou a valer em 2025. Em breve, também é esperado o lançamento de filtros de pesquisa no Telegram, que permitirão refinar uma lista de resultados de conversas privadas, em grupo ou canais.

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais