Golpes vêm sendo aplicados com cada vez mais frequência na internet, e pensando nisso, o Telegram – uma das redes sociais mais usadas atualmente – adotou uma medida para dar mais segurança para os usuários. A plataforma anunciou a criação de um selo azul exclusivo que permitirá que "serviços oficiais de terceiros" verificados aprovem o selo para outras contas.
O objetivo é fazer com que golpistas não se passem por outras pessoas para enganar usuários da plataforma. Com esta novidade, o selo de verificação não pode ser concedido apenas pela equipe que administra a rede social, mas também por outras contas verificadas com selo azul.
Recomendados para você
“Serviços oficiais de terceiros agora podem atribuir ícones de verificação adicionais às contas de usuários e conversas. Esse sistema descentralizado auxiliará na prevenção de fraudes e na redução da desinformação”, diz o comunicado da empresa.
Cabe destacar que haverá um selo personalizado com relação ao chat da ferramenta: “Apenas o Telegram pode atribuir o selo de verificação oficial aos chats. Os verificadores de terceiros usam ícones completamente diferentes”, diz o texto publicado.
Como fazer denúncia no Telegram?
Caso algum usuário perceba um golpe, a equipe da rede social pede para que os usuários cliquem no botão “Denunciar” para sinalizar que um determinado conteúdo da rede social apresenta algum tipo de fraude. Em seguida, o usuário será direcionado para explicar qual foi o tipo de conteúdo inadequado que encontrou.
Esse sistema descentralizado de verificação é tido como um aprimoramento na segurança digital já que tem o objetivo de reduzir as chances de golpes e aumentar a precisão da informação disponível nas conversas.
A novidade passou a valer em 2025. Em breve, também é esperado o lançamento de filtros de pesquisa no Telegram, que permitirão refinar uma lista de resultados de conversas privadas, em grupo ou canais.