Instagram anuncia que irá remover filtros criados por usuários

Mudança, que impactará criadores de conteúdo, ocorrerá ainda em janeiro; Saiba mais!

O Instagram anunciou que, a partir do dia 14 de janeiro, os filtros criados pelos usuários da plataforma serão desativados. A decisão da Meta, empresa responsável pela rede social, faz parte de uma estratégia de reestruturação financeira. Apenas os filtros desenvolvidos diretamente pela empresa continuarão disponíveis.

Impacto para criadores de conteúdo

Essa mudança impactará criadores de conteúdo que dependiam da criação e venda de filtros personalizados. Com a mudança, não será mais possível desenvolver novos produtos e monetizá-los.

Recomendados para você


A medida, inclusive, repercutiu entre os internautas, visto que muitos dos efeitos são usados com frequência para quem curte gravar ReelsStories na rede social.

Imagem filtros-instagram
Meta anuncia fim dos filtros do Instagram criados por usuários - Fotos: Reprodução/Internet

Quais efeitos poderão ser usados?

Como mencionado, apenas os filtros criados pela própria Meta ficarão disponíveis. A empresa afirmou que está trabalhando no desenvolvimento de novos filtros para agradar a todo a comunidade. 

Imagem capa-bem-atualizado
Logo do Instagram na tela de um celular - Foto: Reprodução/Internet

Além disso, a empresa também está trabalhando no lançamento do Move Gen, uma ferramenta baseada na inteligência artificial (IA) que, teoricamente, poderá ser usada para substituir os filtros e efeitos tradicionais. 

Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a ferramenta permitirá que os usuários possam alterar qualquer aspecto dos vídeos apenas com um comando de voz. O recurso está em procedimento e ainda não tem data de lançamento prevista, embora a expectativa seja para a disponibilidade ainda este ano. 

Repercussão na web:

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais