A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e com tantos avanços, é inevitável não se perguntar sobre o que se pode esperar para o futuro. A longo prazo, ainda há muito o que conquistar, mas 2025 já está batendo à porta. O que será que o próximo ano reserva para o mundo tecnológico?
Em entrevista para a CNN, especialistas falaram sobre as tendências tecnológicas para 2025 e destacaram como a IA (inteligência artificial) já vem dominando a web e o dia a dia das pessoas, com várias novidades, como, por exemplo, aparelhos que se propõem até a auxiliar na arrumação da casa. A grande tendência é que, no próximo ano, a IA ganhe ainda mais ‘força’ entre as pessoas e desenvolva novas habilidades. Outro ponto destacado foi a criação de vídeos pela inteligência artificial.
Recomendados para você
Quem nunca viu, em uma matéria recente veiculada nos telejornais, vídeos que simulam a realidade, com rostos de pessoas, mas reproduzidos pela IA? A própria novela criada na web, “Pé de Chinesa”, que virou uma febre na internet neste ano, foi feita com rostos de famosos como Davi Brito, Jade Picon, entre outros, utilizando a IA.
“Vamos entrar numa era de vídeos realistas a um custo muito mais baixo. Tudo aquilo que vimos com imagens, agora chega aos vídeos, e isso vai acelerar. Se no começo era texto, depois vieram as imagens, agora são os vídeos”, explica Arthur Igreja, especialista em tecnologia.
Outra tendência citada por Arthur são os agentes de inteligência artificial, ou seja, softwares com habilidades mais complexas do que apenas responder aos comandos do usuário, podendo agir de maneira mais similar às decisões humanas: “Com isso, [a IA] não faz apenas uma função específica, mas começa a ser multimodal. Enquanto isso, as pessoas começam a não conseguir mais identificar se estão interagindo com seres humanos ou com IAs”.
O professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e sócio do Instituto Locomotiva, Álvaro Machado, complementou: “Isso muda a nossa relação com a inteligência artificial, porque, na medida em que você pode delegar uma tarefa a ela, e não apenas receber alguma informação através dela, você está reduzindo o peso do trabalho sobre o ser humano”, afirmou ele.
Tecnologia 6G
Arthur também comentou que a sexta geração de tecnologia de comunicação sem fio para redes de internet móvel já está em fase de testes. A previsão é que ela seja 50 vezes mais rápida que o 5G, que já está consolidado.