O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (19), uma nova funcionalidade desenvolvida para os brasileiros. Agora, os usuários do mensageiro poderão adicionar sua chave Pix diretamente em seu perfil no aplicativo. Segundo a empresa, a ideia é facilitar as transferências instantâneas, eliminando a necessidade de perguntar “Qual é seu Pix?”.
Ao cadastrar sua chave Pix no aplicativo, o usuário informa a natureza da chave (telefone, e-mail, CPF ou chave aleatória) e define quem poderá vê-la (somente seus contatos ou qualquer pessoa, por exemplo), garantindo privacidade.
Recomendados para você
Conforma a empresa informou, o recurso é opcional. Quem optar por usar, o atalho para a transferência através de Pix ficará visível abaixo da foto de perfil, junto a outros ícones de interação, como chamadas de voz e vídeo.
A novidade está sendo liberada de forma gradual, mas a empresa garantiu que a funcionalidade chegará para todos os usuários do país até o fim de janeiro de 2025.
Como adicionar chave PIX no WhatsApp:
Quando for liberado em seu aplicativo, o recurso aparecerá como um botão na opção de anexos. Basta seguir os seguintes passos:
- Abra qualquer conversa do WhatsApp;
- Selecione o botão 'Anexos' (ilustrado com um clip de papel);
- Selecione o botão 'Pix';
- Forneça os dados para incluir a chave desejada (celular, CPF, e-mail ou chave aleatória) e o nome completo;
- Confirme a adição tocando em 'Adicionar'.
A partir da primeira configuração, que será o caminho para compartilhamento da chave já cadastrada dentro de uma conversa, os demais usuários poderão ver as suas chaves Pix disponíveis na página "Informações de contato". Na área, a seção Pix exibirá ainda um botão "Copiar" para gravar a sequência na Área de Transferência.