Nova tecnologia promete trazer mais sustentabilidade para setor da pecuária

A tecnologia tem o objetivo de medir os tipos de gases que podem otimizar a dieta do gado

O agronegócio é um expoente importante que movimenta a economia brasileira anualmente. Para se ter uma ideia, o PIB do agronegócio brasileiro no primeiro semestre de 2024 foi de R$ 2,50 trilhões, sendo 1,74 trilhão no ramo agrícola e 759,82 bilhões no ramo pecuário. Novos investimentos vêm sendo feitos para aprimorar esse processo.

Uma nova tecnologia foi feita no estado de Minas Gerais para medir emissões na pecuária de corte, através de uma parceria entre uma empresa com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Especialistas das duas instituições utilizarão câmaras respiratórias climatizadas para melhorar os estudos relacionados à emissão de gases na pecuária de corte.

Recomendados para você


Trata-se de um investimento que vem sendo feito buscando a sustentabilidade no setor. O projeto permitirá a medição de diferentes tipos de gases emitidos pelo gado, o que vai fazer com que os pesquisadores tenham mais conhecimento sobre o dia a dia dos animais.

Imagem BeFunky-collage441
Nova tecnologia na Agropecuária - Foto: Daniela Collares/Embrapa

Os resultados vão permitir que sejam feitas estratégias para otimizar a dieta dos animais, o que pode reduzir o desperdício de nutrientes e melhorar a produtividade e a saúde animal, fazendo com que o gado possa ter mais produtividade e vida útil.

Pedro Veiga, um dos pesquisadores envolvidos no uso da tecnologia, afirmou que as câmaras climatizadas são um avanço significativo na mensuração de emissões: “Nosso apoio técnico para redução de gases de efeito estufa acaba de subir um degrau inédito em termos de qualidade e inovação”, explicou.

Imagem BeFunky-collage443
Nova tecnologia na Agropecuária - Foto: Daniela Collares/Embrapa

Cabe destacar ainda que a tecnologia desenvolvida permite controlar o clima de cada câmara, fazendo com que possa ser avaliada dietas de diferentes condições, o que é essencial para verificar a eficácia dos alimentos utilizados.

Essa tecnologia também permite avaliar os aditivos alimentares que reduzem o metano entérico. Não se trata apenas de uma forma de melhorar as condições do gado, mas também de aumentar a produção, trazendo benefícios para os produtores rurais.

Você gostou de ler este artigo?

Sim Não

Comunidade

Leia mais