Pix por aproximação: entenda como irá funcionar nova ferramenta
Nova forma de pagamento foi anunciada pelo Banco Central e já possui data de lançamento
Nesta última semana, o Banco Central do Brasil (BCB) revelou que planeja o lançamento do Pix por aproximação, uma nova modalidade ao modelo de pagamento que se tornou sucesso entre os brasileiros.
De acordo com o banco, a estimativa é que a novidade chegue apenas em 2025, entretanto, os trabalhos acerca da ferramenta já estão ocorrendo. A notícia foi confirmada na última quinta-feira (04/07), em uma coletiva para as novas regras do Open Finance.
A coletiva tinha como objetivo viabilizar a funcionalidade e garantir mais comodidade em transações online, entre os novos objetivos está facilitar e simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com o Pix.
Os ajustes têm como principal missão garantir melhorias na experiência dos usuários, como é o caso de pagamentos por aproximação, em terminais compatíveis com esse tipo de transação.
Como modalidade irá funcionar
Em prática, os usuários poderão realizar suas transações através de suas carteiras digitais, como Apple Pay, Carteira do Google e Samsung Wallet, já disponíveis em seus aparelhos móveis.
Com isso, o público não dependerá, exclusivamente de um cartão de crédito ou débito, basta, apenas, habilitar uma de suas contas em suas carteiras digitais, para que o dinheiro da mesma seja transferido via Pix.
Outro ponto positivo é que, em transações como essa, não será necessário a leitura de QR Codes ou digitar a chave-senha ao concluir uma compra. Para confirmar o pagamento, será necessário apenas aproximar o celular do terminal.
O lançamento oficial do pix por aproximação está marcado para o dia 28 de fevereiro de 2025. Entretanto, seus testes se iniciam já este ano, mais precisamente em 14 de novembro de 2024, podendo haver alterações no cronograma.